Projeto inédito de controle de parasitos está sendo desenvolvido pelo IPVDF

Em fevereiro, iniciou-se uma série de experimentos a campo no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), entidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), relacionados a um projeto de pesquisa e validação de tecnologia para o controle biológico de parasitos de bovinos.
O projeto resulta de uma parceria entre o IPVDF e o Centro de Biotecnologia da UFRGS e visa fornecer novas alternativas aos produtores para controle do carrapato bovino por meio da substituição de tratamentos convencionais por estratégias sustentáveis, como o uso de microorganismos que combatem este parasito. O veterinário José Reck, pesquisador do Laboratório de Parasitologia do IPVDF, explica que esta iniciativa faz parte de uma estratégia maior para os próximos cinco a dez anos.
- Pretendemos refinar e validar uma série de tecnologias
que há anos desenvolvemos dentro dos laboratórios, viabilizando-as
num futuro próximo para o setor produtivo. Através desse tipo de
projeto é possível aliar a produção de ciência com uma contribuição
real ao meio rural - completa o pesquisador.
O projeto faz parte da dissertação de mestrado da veterinária Anelise Webster, coordenado pelos pesquisadores do Laboratório de Parasitologia João Ricardo Martins e José Reck, com a participação de professores da UFRGS sob a coordenação dos professores Augusto Schrank e Marilene Vainstein. Os primeiros resultados do projeto devem ser conhecidos ao longo deste ano.
O experimento tem suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Texto: Lucas Oliveira
Divisão de Comunicação Social
(51) 3288 8084