!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Programa de Pós-graduação
RSS
A A A

Programa de Pós-graduação

Aula no laboratório
. - Foto: Guilherme KlafkeDownload

Funcionamento do Curso

O curso de mestrado em Saúde Animal é uma pós-graduação stricto sensu, gratuita, sediada no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor - IPVDF, em Eldorado do Sul, com aulas presenciais e, eventualmente remotas, atividades de pesquisa de laboratório e campo. Mestrandos que exerçam atividades profissionais são aceitos, desde que isto não implique em prejuízo ao projeto de pesquisa do aluno e que o mestrando atenda todos os requisitos determinados em normativas específicas do COMITÊ DE PÓS-GRADUAÇÃO (CPG) do PPGSA.

Para obter o título de Mestre em Saúde Animal, o aluno precisa (i) desenvolver um projeto de pesquisa original de experimentação sob orientação de um dos docentes do PPGSA e enquadrado nas linhas de pesquisa do Programa; (ii) cumprir 24 créditos, sendo ao menos 18 em disciplinas; (iii) defender em sessão pública os resultados experimentais do projeto de pesquisa desenvolvido e ser aprovado por uma comissão julgadora; (iv) demonstrar capacidade de leitura e interpretação de texto técnico científico em língua inglesa através de exame de proficiência segundo normas do PPGSA; (v) atender todas as exigências acima em até 24 meses após a matrícula no curso.

Objetivos

O Programa de Pós-graduação em Saúde Animal tem como objetivo preparar profissionais com visão adequada a considerar a saúde animal dentro de uma visão globalizada dos mercados, mas condizente com sua realidade regional; a velocidade da geração e difusão de produtos e informações, e a necessidade de preparo para responder a mudanças nesses cenários de forma rápida e adequada. Dentro dessa visão, o PPGSA visa capacitar profissionais amplificadores da missão do DDPA nas suas respectivas áreas e locais de atuação e com condições de desenvolver pesquisas em sanidade animal, realizar análises laboratoriais para diagnóstico, desenvolver imunobiológicos, treinar recursos humanos e difundir tecnologias, atuando como centro de referência em sanidade animal e saúde pública no Rio Grande do Sul.

Perfil do profissional a ser formado

O profissional egresso do PPGSA terá a capacidade de participar, desenvolver e avaliar com senso crítico atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão, sempre abordando temas pertinentes à saúde animal, particularmente quando significativos para as cadeias produtivas que compõem o agronegócio do sul do país. Esse profissional terá formação multidisciplinar sobre as diferentes áreas de atuação da saúde animal, incluindo prevenção, controle e caracterização patológica de doenças, defesa sanitária, inocuidade dos produtos de origem animal, produção, biossegurança, biotecnologia, saúde pública, segurança alimentar e ambiental. O egresso será capacitado a executar, desenvolver, avaliar e opinar com senso crítico sobre temas e ações relacionadas às diferentes áreas relatas à saúde animal, incluindo atividades de investigação científica e geração, desenvolvimento e transferência de tecnologia aplicada ao agronegócio e ensino. Adicionalmente, deseja-se que o egresso:

  1. seja capacitado a propor e analisar com criticismo normas e regulamentações pertinentes à sanidade animal;
  2. adquira e desenvolva conhecimentos sobre saúde, englobando a visão de saúde única (“one health”), inter-relacionando a saúde animal, pública e ambiental;
  3. tenha fundamentação técnico-científica adequada para analisar, planejar, participar ou executar atividades de assistência, sempre que envolverem temas ligados à sanidade animal e, ao mesmo tempo, esteja apto a buscar informações necessárias para executar tais atividades de forma atualizada;
  4. trabalhe com conceitos inovadores, tanto aplicando/aperfeiçoando conhecimento produzido em realidades diferentes da sua, como desenvolvendo tecnologia específica para sua região de atuação, a fim de atender às demandas específicas das cadeias produtivas do agronegócio do sul do país.
Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor