!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisa desenvolvida em laboratório da Fepagro aponta bactérias em aves
RSS
A A A

Pesquisa desenvolvida em laboratório da Fepagro aponta bactérias em aves

Publicação:
Estudo de aluna da UFSM foi realizado no Laboratório de Saúde das Aves
Estudo de aluna da UFSM foi realizado no Laboratório de Saúde das Aves - Foto: Fernando DiasDownload

Um estudo feito no Laboratório de Saúde das Aves no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul, apontou a existência de bactérias em aves da ordem dos psitacídeos, como o papagaio charão e a arara canindé. O trabalho de mestrado da veterinária Isadora Mainieri de Oliveira Côrrea, aluna de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mostrou que esses animais podem ser reservatórios de bactérias patogênicas para aves e transmissíveis ao homem.

Foram selecionadas aves silvestres criadas em cativeiro, onde os animais estão concentrados em pequenos espaços e grande quantidade. Além do papagaio charão e da arara canindé, também foram analisadas amostras de maritaca (verde, roxa e de cabeça roxa) e papagaio galego.

O estudo dos fatores de virulência das amostras da bactéria Escherichia coli foi acompanhado pelo pesquisador Benito Guimarães de Brito, do IPVDF. Além desta bactéria, a pesquisa de Isadora também encontrou amostras de Salmonella nas aves.

A pesquisa foi desenvolvida com a parceria do IPVDF e da UFSM e, dentro de uma ação de projetos interinstitucionais do Grupo de Pesquisa INOVA. O objetivo é estudar alternativas inovadoras de prevenção e controle das principais enfermidades dos animais. A parceria também proporciona o aperfeiçoamento de profissionais da área e formação de recursos humanos vinculando a pesquisa ao ensino.

O trabalho desenvolvido resultou na dissertação “Enterobactérias e fatores de virulência de cepas de Escherichia coli isoladas de psitacídeos”, defendida por Isadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias do Centro de Ciências Rurais da UFSM, sob orientação da professora Maristela Lovato. A banca contou com a presença da professora Sônia de Avila Botton e do pesquisador Benito Brito.  

Jornalista Clarice Speranza (RMTb 7085/90)
Divisão de Comunicação Social/Imprensa

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor