!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro retoma análises histopatológicas de doenças das aves no IPVDF
RSS
A A A

Fepagro retoma análises histopatológicas de doenças das aves no IPVDF

Publicação:
IPVDF conta com excelente estrutura para analises laboratoriais
IPVDF conta com excelente estrutura para analises laboratoriais - Foto: DivulgaçãoDownload

O Laboratório de Histopatologia do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul, retomará em março a prestação de serviços em diagnósticos histopatológicos de doenças aviárias. A atividade ficará sob a responsabilidade do médico veterinário Lucas Brunelli de Moraes, pesquisador com doutorado em histopatologia aviária e mais de 10 anos de experiência em diagnóstico na área.

O serviço de histopatologia prevê o exame de fragmentos de órgãos dos animais com suspeita de doenças para auxiliar o diagnóstico das patologias. O suporte ao diagnóstico pode ser realizado para inúmeras patologias importantes para a avicultura, como a doença de Gumboro (virose aguda que causa deficiência imunológica), as micotoxicoses (intoxicações provocadas pela ingestão de alimentos contaminados por toxinas produzidas por fungos), as doenças entéricas e outras.

Brunelli vê um bom potencial para o serviço, uma vez que o Brasil ocupa posição de destaque no painel mundial da avicultura. O país é o maior exportador e terceiro maior produtor mundial de carne de frango, o que gera uma grande demanda de testes diagnósticos e monitorias sanitárias. Além de atender ao público, a prestação de serviços em histopatologia aviária dará suporte a linhas de pesquisa desenvolvidas no IPVDF.

– Atualmente, são poucas as instituições, sejam públicas ou privadas, que têm condições de oferecer este serviço laboratorial, devido à especialidade do profissional que o exerce – salienta o pesquisador, um dos aprovados no mais recente concurso da Fepagro e recentemente nomeado.

As amostras devem ser enviadas em formol a 10%, devidamente identificadas e com histórico detalhado (tipo de ave, idade, sinais clínicos, vacinas, características do lote e etc). Para maiores esclarecimentos quanto à coleta e envio das amostras, entrar em contato pelo e-mail lucas-moraes@fepagro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3481-3711.


Texto: Lucas Oliveira
Divisão de Comunicação Social
(51) 3288 8028 

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor