!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro lidera rede de pesquisa sobre doenças respiratórias e lesões cutâneas de perus
RSS
A A A

Fepagro lidera rede de pesquisa sobre doenças respiratórias e lesões cutâneas de perus

Publicação:
Pesquisadores produzirão manual de classificação de lesões cutâneas em perus
Pesquisadores produzirão manual de classificação de lesões cutâneas em perus - Foto: Fernando DiasDownload

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul, está coordenando um estudo interinstitucional para determinar as principais patologias respiratórias e lesões cutâneas dos perus. O projeto de pesquisa "Prevenção e controle de enfermidades respiratórias e dermatites dos perus" conta com a participação da Embrapa Suínos e Aves, das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Um dos objetivos do projeto é desenvolver tecnologias inovadoras de controle das enfermidades respiratórias. Os pesquisadores também produzirão um manual de classificações de lesões cutâneas a ser utilizado no treinamento de veterinários para o diagnóstico das doenças nos abatedouros de aves. A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e MAPA.

Para discutir as atividades a serem executadas nesta etapa do projeto, foi realizada uma reunião de pesquisadores da Fepagro e representantes do MAPA no último dia 1º. Ficou definida a participação do MAPA nas análises sorológicas, através de testes de Elisa. Os pesquisadores da Fepagro realizarão as avaliações microbiológicas e moleculares das amostras. Participaram da reunião os pesquisadores Benito Guimarães de Brito, Kelly Cristina Tagliari de Brito e Lucas Brunelli de Moraes, do IPVDF, e Priscila Rech Maer, Ana Elisa Ferreira e José Ravison, do Lanagro/RS-MAPA.


Clarice Gontarski Speranza (MTb 7085/90)
Divisão de Comunicação Social da Fepagro

 

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor