Fepagro pesquisa doenças de animais silvestres criados em cativeiro

Especializado em diagnóstico e pesquisa de enfermidades de animais de produção, o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) amplia sua área de atuação com as doenças relacionadas a animais silvestres de criatórios comerciais. O trabalho pioneiro está sendo desenvolvido pelas pesquisadoras do Laboratório de Biologia Molecular, Fabiana Quoos Mayer e Cristine Cerva, que publicarão um artigo científico sobre um caso ocorrido na Serra Gaúcha. O IPVDF é a unidade da Fepagro sediada em Eldorado do Sul.
"O conhecimento das doenças que afetam os animais silvestres é praticamente desconhecido no Brasil", relata Cristine. "Temos poucas informações, inclusive sobre as manifestações clínicas das doenças".
O artigo científico surgiu de um diagnóstico de amostra oriunda de criatório comercial e posterior visita a propriedade para levantamento de informações relevantes. O projeto agora é ampliar a pesquisa do tema. A iniciativa pretende futuramente oferecer apoio sanitário e orientações a criadores comerciais de espécies silvestres espalhadas pelo estado e pelo país.
Clarice Gontarski Speranza (MTb 7085)
Divisão de Comunicação Social da Fepagro