Pesquisador do IPVDF participa de banca de doutorado na Suíça

O pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) João Ricardo Martins participou nesta quarta-feira (4) da banca de defesa de uma tese de doutorado na Universidade de Neuchatel (Suíça). O trabalho, de autoria de Leonore Lovis, intitula-se "Evaluation of acaricide resistance in the cattle tick Rhipicephalus Boophilus microplus, using a new in vitro test and molecular tools".
Parte da tese foi desenvolvida no Laboratório de Parasitologia do IPVDF, unidade da Fepagro em Eldorado do Sul, e no Instituto Biológico de São Paulo. Martins é chefe do Laboratório de Parasitologia do IPVDF, onde são feitos, entre outros exames, testes para avaliar a sensibilidade das populações de carrapatos frente aos carrapaticidas comercialmente disponíveis.
Martins também representa a instituição no Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Pecuária Sul. A primeira reunião foi realizada no último dia 21, em Bagé. O CAE é um órgão consultivo de atuação junto às unidades da Embrapa, constituído com o objetivo de assessorar no processo de monitoramento externo, especialmente no acompanhamento e análise de tendências de ciência, tecnologia e inovação relevantes aos centros de pesquisa.
O comitê é formado por representantes de oito instituições, como a Fepagro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Emater-RS/Ascar, mais o ex-ministro da Agricultura Luiz Fernando Cirne Lima.