!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > IPVDF desenvolve pesquisa e diagnóstico de Papilomatose Bovina
RSS
A A A

IPVDF desenvolve pesquisa e diagnóstico de Papilomatose Bovina

Publicação:
Dra. Lissandra Cavalli e Dra. Angélica Bertagnolli no Laboratório de Histopatologia do IPVDF
Dra. Lissandra Cavalli e Dra. Angélica Bertagnolli no Laboratório de Histopatologia do IPVDF - Foto: IPVDFDownload

A pesquisa a nível molecular, em conjunto com as técnicas tradicionais de histopatologia, para papilomatose bovina foi implantada no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) com a chegada das pesquisadoras Dra. Angélica Bertagnolli e Dra. Lissandra Cavalli.

A papilomatose é uma enfermidade freqüente nos rebanhos bovinos brasileiros e é caracterizada pela presença de tumorações benignas na pele que são associadas a infecções pelo papilomavírus bovino (BPV), comenta Dra. Angélica. A enfermidade pode trazer prejuízos econômicos decorrentes do caráter contagioso, da desvalorização do couro, dificuldade de comercialização dos animais, comprometimento da função reprodutiva, dentre outros.

Em alguns animais as lesões regridem espontaneamente ou após tratamento. Entretanto, em outros as lesões persistem resultando no descarte prematuro dos animais de alto valor zootécnico. Nesse sentido, o trabalho coordenado pelas pesquisadoras pretende contribuir para o desenvolvimento futuro de medidas específicas de controle e profilaxia dessas infecções.

O projeto contempla a identificação dos subtipos virais associados com as diferentes formas de apresentação da papilomatose no rebanho gaúcho. Na área de Virologia Molecular, a pesquisa de DNA viral é realizada sob responsabilidade da Dra. Lissandra Cavalli. A amplificação de genomas virais de BPV permite a identificação e filogenia do vírus, explica a pesquisadora.

O trabalho também conta com a participação dos pesquisadores da FEPAGRO Dr. Paulo Roehe, Alexandre de Carvalho Braga, Alexander Cenci, Maurício Gauterio Dasso, Laura Almeida, Rogério Rodrigues, Raíssa Nunes dos Santos e André Vinicius Bezerra. Além de pesquisadores da UFRGS e demais integrantes do Laboratório de Virologia do IPVDF.

O projeto prevê o recebimento de amostras para diagnóstico histopatológico e virológico (molecular). Maiores informações podem ser obtidas através dos emails: angelica-bertagnolli@fepagro.rs.gov.br ou lissandra-cavalli@fepagro.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3481.3711.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor