!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisador do IPVDF realiza capacitação para a identificação de quirópteros
RSS
A A A

Pesquisador do IPVDF realiza capacitação para a identificação de quirópteros

Publicação:
Dr. Julio Rosa realizando a identificação de quirópteros no Instituto Pasteur
Dr. Julio Rosa realizando a identificação de quirópteros no Instituto Pasteur - Foto: IPVDFDownload

Recentemente, o pesquisador Julio César de Almeida Rosa, responsável técnico pelo Laboratório de Raiva do IPVDF, participou de um curso de capacitação para a Identificação de Quirópteros, promovido pela Coordenação Geral de Laboratórios da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde-CGLAB, que foi realizado no Instituto Pasteur em São Paulo-SP. O Laboratório de Raiva do IPVDF faz parte da Rede Nacional de Laboratórios de Raiva do Ministério da Saúde e é referência no estado do Rio Grande do Sul para o diagnóstico da raiva animal.

Tendo em vista que muitas espécies de morcegos se adaptaram e tornaram-se abundantes nas áreas urbanas, aumentando as chances de seu contato com os seres humanos, seus animais de estimação, de criação e consequentemente a transmissão de doenças como a raiva.

Considerando o registro freqüente de morcegos positivos para a raiva e o aumento de procura pelos serviços de saúde, por pessoas que foram agredidas ou tiveram contatos com morcegos, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde elaborou a Nota Técnica N°19 “Diretrizes da vigilância em saúde para atuação diante de casos de raiva em morcegos em áreas urbanas”. “O objetivo desse treinamento foi atender uma das principais recomendações da NT N°19 que é a capacitação dos técnicos da Rede de Laboratórios de Diagnóstico da Raiva para a identificação de espécimes de morcegos”, salienta o pesquisador Júlio Rosa.    

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor