Ciclo de seminários do IPVDF destaca produção pecuária em campo nativo

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) promoveu, em seu Ciclo Semanal de Seminários Técnicos, uma palestra com o Dr. Aino Jacques, professor convidado da Faculdade de Agronomia – UFRGS. O tema da palestra foi "O campo nativo como base de sistemas de produção pecuária".
O palestrante fez um relato sobre as possibilidades e perspectivas da produção pecuária em campo nativo no Rio Grande do Sul. Alternativas de melhoramento do campo nativo, aspectos como lotação das pastagens, manejo de espécies invasoras, queimadas, e os reflexos destes na nutrição e sanidade animal foram discutidos pelo professor Aino.
Além destes aspectos o professor Aino, explorou vários exemplos práticos de produção bovina em campo nativo e a grande variação nos índices produtivos que pode ser obtida com diferentes medidas de manejo. O palestrante debateu com os pesquisadores do IPVDF as conseqüências o efeito do manejo das pastagens em aspectos considerados de importância sanitária, como abortos. Após a palestra, o grande público de estudantes e estagiários que prestigiou a palestra acompanhou ainda a demonstração de diversos casos bem sucedidos de manejo de campo nativo na produção de bovinos.
O Prof. Aino Jacques, tem mais de 45 anos de experiência em produção de bovinos e manejo de pastagens nativas no Rio Grande do Sul, já tendo sido, além de professor dos cursos de Agronomia e Veterinária da UFRGS, ex-presidente da FPA (órgão precursor da FEPAGRO), ex-presidente do conselho superior da FAPERGS, e pró-reitor da UERGS.
O evento ocorreu no dia 22 de novembro, no auditório do IPVDF, unidade da Fepagro em Eldorado do Sul. O tradicional Ciclo de Palestras do IPVDF ocorre todas as quintas-feiras e é aberto ao público, abrangendo assuntos de interesse científico na área de sanidade animal.