Trabalho do IPVDF é premiado em Simpósio de Avicultura

Os pesquisadores da Fepagro Saúde Animal (IPVDF) Benito Guimarães de Brito e Kelly Cristina Tagliari de Brito foram premiados durante o XIV Simpósio Brasil Sul de Aviculltura, ocorrido em Chapecó (SC) no início de abril. O trabalho premiado, “Índice de resistência antimicrobiana de Salmonella spp isoladas de farinhas de origem animal utilizadas na alimentação de aves”, foi desenvolvido no Laboratório de Saúde das Aves do IPVDF com a participação das bolsistas Fabrine Finkler (CNPq) e Tiela Trapp Grassotti (Fapergs).
Atualmente, um dos principais problemas sanitários da avicultura é a salmonelose. “O nosso estudo avaliou a resistência antimicrobiana das Salmonelas presentes na alimentação das aves, demonstrando que além do risco desta bactéria infectar as aves, existe a possibilidade da transmissão da resistência antimicrobiana a outros micro-organismos”, explica Benito.
O XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura contou com a presença de mais de 1.500 profissionais da área avícola. Este ano, houve a apresentação de trabalhos científicos nas áreas de Patologia Aviária, Manejo Avícola e Nutrição de Aves. “Com certeza esta foi uma excelente oportunidade de divulgação das mais recentes descobertas científicas na área de avicultura, e também de valorizar os que se dedicam a pesquisa científica no Brasil neste setor tão importante para a economia brasileira”, finaliza o pesquisador.