Pesquisadores do IPVDF têm artigo publicado na Revista Asgav

Os pesquisadores Kelly Cristina Tagliari de Brito e Benito Guimarães de Brito, do Laboratório de Saúde das Aves da Fepagro Saúde Animal (IPVDF), tiveram um artigo publicado na edição de junho de 2013 da Revista Asgav, da Associação Gaúcha de Avicultura.
O artigo, intitulado "Resistência antimicrobiana de Salmonella spp. isoladas de farinhas de origem animal utilizadas na alimentação de aves", foi premiado durante o XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, realizado em Chapecó (SC).
Confira a íntegra do artigo:
Resistência antimicrobiana de Salmonella spp. isoladas de farinhas de origem animal utilizadas na alimentação de aves
A farinha proveniente de origem animal é um ingrediente de alto teor proteico, sais minerais e vitaminas. Por seu elevado valor nutricional, ela pode ser utilizada na alimentação dos animais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência antimicrobiana das amostras de Salmonella spp. isoladas de farinhas de origem animal. No Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) pertencente a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) foram avaliadas 123 amostras de Salmonella spp., isoladas no período de 2007 a 2009, de farinhas de origem animal utilizadas na produção de rações para uso animal.
O trabalho contou também com a colaboração das seguintes pesquisadoras: Fabrine Finkler, bolsista do CNPq (conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Tiela Trapp Grassotti, bolsista da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).
Para avaliar a resistência aos agentes antimicrobianos, as amostras foram cultivadas em BHI, a 37ºC over-night. As amostras foram diluídas em solução salina 0,1% até ser atingida a concentração de 0,5 na escala McFarland. Os testes de resistência aos antimicrobianos foram realizados, através da técnica de discos de papel de filtro impregnados com drogas (NCCLS - 2005). O diâmetro do halo de inibição de crescimento foi analisado e as amostras foram classificadas de acordo com o NCCLS de 2005. Para confirmação da eficácia dos discos, foi realizada a análise dos mesmos, na presença de uma bactéria sensível a todos os antimicrobianos, a cepa ATCC25922.
As amostras foram avaliadas quanto à resistência aos seguintes antimicrobianos: ciprofloxacina (5µg), nerofloxacina (5µg), florfenicol (30µg), gentamicina (10µg), ácido nalidíxico (30µg), neomicina (30µg), nitrofuranotoína (300µg), sulfonamida (300µg), sulfazotrim (25µg), tetraciclina (30µg), ampicilina (10µg), cloranfenicol (30µg) e norfloxacina (10µg).
As análises das 123 amostras de Salmonella spp. provenientes de farinhas de origem animal revelaram que 36% destas amostras apresentaram resistência a, pelo menos, um antimicrobiano. As amostras apresentaram os maiores índices de resistência a tetraciclina (18%), ácido nalidíxico (14%) e sulfonamidas (13%), respectivamente, conforme figura 1. Nenhuma amostra apresentou resistência aos seguintes antimicrobianos: neomicina, nitrofurantoína e cloranfenicol. A resistência antimicrobiana encontrada nestas amostras de Salmonella spp. indicam o risco de transferência de resistência antimicrobiana para os micro-organismos da microbiota animal, podendo causar problemas de saúde para os animais e seres humanos. Este trabalho foi premiado durante o XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, realizado em Chapecó (SC).
Kelly Cristina Tagliari de Brito, pós-doc e doutora em Biociências, pesquisadora do Laboratório de Saúde das Aves da Fepagro Saúde Animal.
Benito Guimarães de Brito, doutor em Microbiologia, pesquisador, responsável técnico do Laboratório de Saúde das Aves da Fepagro Saúde Animal.