!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > IPVDF promove treinamento para veterinários de Santa Catarina
RSS
A A A

IPVDF promove treinamento para veterinários de Santa Catarina

Publicação:
Veterinários de Santa Catarina passam por treinamento no IPVDF
Veterinários de Santa Catarina passam por treinamento no IPVDF - Foto: Fepagro Saúde AnimalDownload

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal), em Eldorado do Sul, está sediando o 25º Treinamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina (PNCEBT), que começou nesta segunda-feira (8 de julho) e vai ocorrer até sexta, dia 12. Nesta edição, estão presentes 20 veterinários oficiais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), acompanhados da responsável pelo PNCBT do estado de Santa Catarina, Karina Baumgarten, além dos médicos veterinários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Roberto Hausen Messerschmidt e Márcio Pinto Ferreira.

Três pesquisadores da Fepagro Saúde Animal são instrutores do curso: Angélica Cavalheiro Bertagnolli (encefalopatia espongiforme bovina), Maurício Gauterio Dasso (brucelose) e Rogério Oliveira Rodrigues (tuberculose e propriedades de testes de diagnóstico). Os treinamentos têm como objetivo a capacitação de veterinários autônomos para se habilitarem e atuarem junto ao PNCEBT, além de instruir os médicos veterinários do Serviço de Defesa Oficial, responsáveis pela fiscalização das ações do programa dos estados, além de veterinários particulares que queiram se habilitar.

O PNCEBT foi instituído pelo MAPA com o objetivo de diminuir o impacto negativo destas doenças, além de promover a competitividade da pecuária nacional. A brucelose provoca abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite nos animais, podendo também afetar o homem. A tuberculose bovina se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares em órgãos e tecidos dos animais. Além destas duas enfermidades, o treinamento também aborda a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), popularmente conhecida como doença da vaca louca.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor