Comissão de Ética do IPVDF visita o CeMBE da PUC

A Comissão de Ética do IPVDF – Fepagro Saúde Animal (CEUA-IPVDF), dentro de suas atividades de conhecimento e capacitação, esteve em visita ao Centro de Modelos Biológicos Experimentais (CeMBE), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), recentemente construído e em fase final da instalação de equipamentos.
A coordenadora do CeMBE, a médica veterinária Drª Luisa de Macedo Braga, prevê o seu pleno funcionamento a partir de outubro próximo e acredita que deva se tornar referência no Brasil em modelo de experimentação animal, como biotério de criação.
A Comissão do IPVDF foi conhecer a estrutura do CeMBE uma vez que toda instituição de pesquisa e/ou ensino no Brasil deve agora atender ao que determina a Lei 11.794, que versa sobre a ética na experimentação animal. Como todas essas instituições no Brasil, a Fepagro Saúde Animal deve se adequar às exigências do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e se adaptar estruturalmente para poder seguir com a execução de pesquisas que envolvam animais.
As comissões de ética serão credenciadas até o final deste ano e suas instituições terão o prazo de cinco anos, apenas, para as adequações. A CEUA do IPVDF, que atua desde 2007, atende a outras unidades da Fepagro que também produzem pesquisas com animais. Áreas dessas unidades serão consideradas como biotérios experimentais, cada um com coordenador e responsável técnico, todos vinculados à CEUA do IPVDF, a fim de registro no Concea. A Comissão do IPVDF, em fase final de credenciamento no próprio Concea, já trabalha no pré-projeto do que deva ser o Biotério Experimental do Instituto, razão principal desta visita, informa o Dr. Fernando Castilhos Karam, coordenador da CEUA.