!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisador do IPVDF é promovido a nível 1A no CNPq
RSS
A A A

Pesquisador do IPVDF é promovido a nível 1A no CNPq

Publicação:
O pesquisador Paulo Roehe atingiu o nível mais alto na escala do CNPq
O pesquisador Paulo Roehe atingiu o nível mais alto na escala do CNPq - Foto: Fernando Kluwe DiasDownload

O pesquisador Paulo Michel Roehe, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal) foi promovido a pesquisador 1A, em recente reavaliação efetuada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A categoria 1A é o nível mais alto na escala do CNPq.

Paulo Roehe é pesquisador da Fepagro desde 1978, onde, atualmente, coordena o Programa de Pesquisa em Produção Animal. Roehe acredita que a promoção para o nível de pesquisador 1A é o reconhecimento aos 35 anos de trabalho desenvolvido na Fundação, principalmente no IPVDF. “É sem dúvida o ponto máximo que pode ser atingido na carreira de um pesquisador no Brasil”, celebra.    

De acordo com o pesquisador, sua promoção terá reflexos positivos para a Fepagro, e não apenas por causa do reconhecimento científico. “Alguns editais mais volumosos em recursos, promovidos por agências financiadoras de pesquisa, requerem que os pesquisadores responsáveis pelas propostas sejam pesquisadores 1A”, explica.

Paulo Michel Roehe é graduado em Medicina Veterinária pela UFRGS (1977), M.Sc. em Microbiologia pela University of London, UK, (1982) e PhD em Virologia pela University of Surrey, UK, (1991). Sua área de pesquisa é Virologia, onde coordena um grupo como ramificações nacionais e internacionais. Suas principais linhas de pesquisa envolvem diagnóstico e pesquisa de vírus causadores de prejuízos significativos às cadeias produtivas, desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos, avaliação de adjuvantes vacinais e avaliação da atividade antiviral de extratos de plantas. Tem mais de 130 artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e foi orientador de  dezenas de estudantes em todos os níveis, desde iniciação científica até pós-doutores. Atua como consultor ad hoc da CAPES, CNPq, CONYCET, FAPEAM, FAPERGS, FAPERJ, FAPESB, FAPEMIG, FUNDECT, FUNDECIT, OIE e outras instituições de fomento à pesquisa, além de ser membro do corpo consultivo de revistas científicas nacionais e internacionais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Virologia no biênio 2009-2010 e, atualmente, é Coordenador do Comitê de Ciências Agrárias da FAPERGS.

Elaine Pinto (Mtb 32.233/RJ)
Divisão de Comunicação Social

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor