Pesquisadores do IPVDF participam de curso sobre manejo de animais de experimentação

Entre 12 e 14 de setembro, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal) participaram do curso sobre Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Frequentaram o curso o pesquisador e responsável técnico do Biotério Experimental do IPVDF, Lucas Brunelli de Moraes, e o técnico responsável pelo setor, Leandro Maia Mansson.
O curso abordou, entre outros temas, a ética no uso de animais de experimentação, bem-estar, manejo, técnicas de anestesia e analgesia de animais de laboratório e atividades práticas. O treinamento foi promovido pelo Centro de Modelos Biológicos Experimentais da PUCRS, que está na fase final de implantação do biotério mais moderno do Brasil, destinado à produção de ratos e camundongos SPF (Specific Pathogens Free).
“Mesmo sem uma previsão clara de adequação das nossas instalações, a partir deste curso podemos ver que é possível ajustar o manejo dos animais dentro das condições que dispomos hoje", comentou Lucas Brunelli. A Fepagro Saúde Animal tem cinco anos para se adequar às condições mínimas exigidas para a experimentação animal, prazo que passou a contar a partir do credenciamento da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/IPVDF), em 5 de setembro deste ano.