IPVDF sediará curso sobre vigilância e identificação de morcegos

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal) cederá sua infraestrutura para aulas teóricas e práticas do curso de capacitação para ações de vigilância e identificação de morcegos em área urbana, oferecido pelo Ministério da Saúde e organizado pelo Instituto Sauver. O curso será promovido de 9 a 13 de dezembro.
Cerca de 50 técnicos da área da saúde, do Rio Grande do Sul e provenientes de outros estados, aprenderão sobre bioecologia, conservação, saúde, monitoramento de quirópteros, legislação sobre raiva, notas técnicas e instruções normativas sobre o assunto.
No IPVDF - Fepagro Saúde Animal, os participantes vão assistir à conferência de abertura do médico veterinário Eduardo Caldas (Ministério da Saúde), palestras dos pesquisadores da Fundação e terão aulas práticas sobre o diagnóstico de raiva e como identificar os quirópteros. À noite, os técnicos vão colocar redes para a captura de morcegos, procedendo à coleta e soltura dos animais capturados. Posteriormente, utilizarão os laboratórios do IPVDF - Fepagro Saúde Animal para realizar a identificação dos morcegos. "O apoio da Fepagro é fundamental para a realização desse evento", frisa a organizadora do curso, a pesquisadora Susi Pacheco.
Elaine Pinto (Mtb 32.233/RJ)
Divisão de Comunicação Social