!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > IPVDF é credenciado no MAPA para diagnóstico de brucelose bovina
RSS
A A A

IPVDF é credenciado no MAPA para diagnóstico de brucelose bovina

Publicação:
IPVDF está credenciado pelo MAPA no diagnóstico de brucelose
IPVDF está credenciado pelo MAPA no diagnóstico de brucelose - Foto: Fepagro Saúde AnimalDownload

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal) conseguiu, no início de dezembro, credenciar seu Laboratório de Brucelose junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o diagnóstico de brucelose bovina. O IPVDF - Fepagro Saúde Animal é a primeira instituição no Rio Grande do Sul a obter o credenciamento para este tipo de diagnóstico.

Por determinação do Ministério, o Estado não realizava mais as provas confirmatórias para o diagnóstico de brucelose bovina desde fevereiro de 2012. As amostras estavam sendo encaminhadas para o estado do Paraná.De acordo com o responsável técnico pelo Laboratório de Brucelose, o pesquisador Maurício Gauterio Dasso, com o credenciamento o Rio Grande do Sul está apto a realizar esses testes confirmatórios, possibilitando que os resultados sejam obtidos com mais agilidade, contribuindo para a sanidade do rebanho bovino e bubalino gaúcho. “O credenciamento faz parte de um conjunto de ações que vêm aperfeiçoando o sistema de apoio laboratorial do IPVDF, dando suporte ao setor produtivo gaúcho", destaca o diretor do IPVDF - Fepagro Saúde Animal, Alexander Cenci. O credenciamento é fruto do esforço conjunto da equipe do Laboratório de Brucelose, do Setor de Garantia da Qualidade, de uma consultoria externa e da direção do Instituto.

O laboratório também deve realizar os testes de triagem para o diagnóstico da brucelose bovina, o Teste do Anel em Leite (TAL) para o monitoramento de propriedades certificadas e os testes visando à certificação de propriedades livres, estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). "A brucelose bovina é uma doença de notificação obrigatória, em que todos os animais reagentes positivos nos testes confirmatórios devem ser sacrificados, conforme prevê a legislação", frisa Dasso.

Apoio à Sanidade Animal - O Laboratório já é credenciado pelo Ministério para diagnóstico da brucelose suína desde 2010. As atividades de diagnóstico da brucelose são imprescindíveis para atender às necessidades das cadeias produtivas de suínos e bovinos, dando suporte laboratorial às ações de Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor