Rede Bandeirantes visita IPVDF para matéria sobre Tristeza Bovina

A Rede Bandeirantes esteve no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal) para uma matéria sobre a Tristeza Parasitária Bovina. A reportagem, que entrevistou o pesquisador José Reck Junior, foi ao ar em 16 de janeiro no programa Bandcidade e em 18 de janeiro no Agroband.
Segundo estudos realizados no IPVDF, a Tristeza Parasitária Bovina é responsável por cerca de 50% das mortes do gado bovino no Rio Grande do Sul, e é transmitida pelo carrapato. “Há diferentes medicamentos que são bastante efetivos no controle da Tristeza, mas isso representa um custo e uma dificuldade de manejo muito grande para o produtor. A prevenção é sempre mais barato”, alerta Reck.
Entre as medidas de prevenção, destacam-se o controle estratégico do vetor, a determinação do status enzoótico do rebanho e o uso de medidas profiláticas, como vacinas, premunição e a quimioprofilaxia. O pesquisador destaca, ainda, que a Fepagro Saúde Animal desenvolve projetos de pesquisa que testam e aperfeiçoam todas essas alternativas, visando fornecer informações práticas ao produtor.
A reportagem destacou o trabalho de diagnóstico do Laboratório de Parasitologia, órgão de referência no Estado, auxiliando na prevenção da doença. Alertou, ainda, sobre a importância da prevenção, pois o Rio Grande do Sul é o único estado que já apresenta casos de resistência a todas as classes de medicamentos utilizados no controle do carrapato vetor. “Dados recentes de nosso grupo indicam que podemos chegar a ter prejuízos por ano, no Estado, na faixa de R$ 180 milhões, só por causa da Tristeza Parasitária Bovina”, finalizou o pesquisador da Fepagro.
Confira a reportagem completa neste link.