Fepagro e Unipampa dialogam para intensificar colaboração

O diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, recebeu na quarta-feira (16 de abril) a visita da diretora do campus da Unipampa em Dom Pedrito, Nádia Bucco. O objetivo do encontro foi intensificar a colaboração entre as duas instituições, que já são parceiras no Campo de Recria André Voisin, localizado na Fepagro de Dom Pedrito.
A diretora solicitou o auxílio da Fundação para a elaboração de um programa de pós-graduação da Unipampa em Dom Pedrito. “Estamos amadurecendo uma proposta de mestrado para apresentar à Capes e queremos dialogar com a Fepagro para trocar experiências na área”, explicou. Atualmente, a Fepagro está conduzindo o processo seletivo da sua primeira turma do curso de Mestrado em Saúde Animal, aprovado pela Capes no final de 2013.
O coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Fepagro, José Reck Júnior, e o diretor do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal), Alexander Cenci, se comprometeram em agendar uma visita à Dom Pedrito para avaliar as linhas de interesse que sejam comuns às duas entidades. Da mesma forma, a diretora da Unipampa em Dom Pedrito fará uma visita ao IPVDF, para conhecer a estrutura e os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto. “O Campo de Recria deve ser o ponto de encontro entre a Unipampa e a Fepagro. Há muitas potencialidades no local: a Fepagro está providenciando a instalação de Internet e já temos 700 terneiras sob nossos cuidados”, frisou Danilo.
Também participaram da reunião o diretor técnico da Fepagro, Ivan Krolow, e o professor da Unipampa Fernando Zocche.
Novas construções – Durante o encontro, a diretora Nádia Bucco entregou ao presidente da Fepagro um projeto elaborado para pleitear recursos junto ao Ministério da Educação para a construção de um alojamento e salas de aula no Campo de Recria. Os modelos de edificação utilizados foram cedidos pela Unipampa de Dom Pedrito, sendo réplicas de prédios atualmente em construção no campus da universidade, o que reduzirá o custo do projeto.
Texto: Elaine Pinto