!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro participa de Congresso sobre ciências em animais de laboratório
RSS
A A A

Fepagro participa de Congresso sobre ciências em animais de laboratório

Publicação:
Integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais da Fepagro participaram do evento
Integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais da Fepagro participaram do evento - Foto: Solange Brum/FepagroDownload

Integrantes da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Fepagro Saúde Animal participaram do 13º Congresso Brasileiro e 2º Encontro Latino-americano de Ciências em Animais de Laboratório, realizado na PUC-RS de 14 a 16 de abril. O tema do evento foi “Integração, Legislação e Conhecimento”.

O Congresso reuniu 350 participantes do Brasil e de países da América Latina, que trocaram experiências sobre a formação de uma política das ciências em animais de laboratório. “Muitos países têm leis bem antigas sobre o uso de animais em experimentos, mas a nossa é muito recente. Estamos engatinhando ainda”, conta a pesquisadora Luisa Braga, presidente da comissão organizadora.

O debate sobre a ética no uso científico de animais permeou todo o evento. “É irreversível o pensamento e o exercício da pesquisa em relação às questões de bem-estar animal, o seu uso e necessidade”, frisa o presidente da CEUA da Fepagro Saúde Animal, Fernando Karam.

De acordo com o pesquisador Lucas Brunelli de Moraes, o evento proporcionou o compartilhamento de informações e dificuldades enfrentadas pelas Comissões de Ética de várias instituições. “Observei que existe um movimento muito importante para a regulamentação dos biotérios, para a formação de profissionais capacitados na área específica e  para a adequação de diversas instituições para assegurarem o bem-estar dos animais”,comenta.

Já a gerente de Garantia da Qualidade da Fepagro Saúde Animal, Alexandra Medeiros da Silveira, considerou que as palestras e discussões realizadas durante o Congresso foram bastante proveitosas, destacando as apresentações de países como Canadá, Estados Unidos, Colômbia e Inglaterra. “Devemos estar atentos à legislação e as obrigações éticas quanto ao uso de animais de forma racional e comprometida com o seu bem-estar nas pesquisas desenvolvidas por nossa instituição”, avalia.

Durante o Congresso, foi realizado o Fórum das Comissões de Ética no Uso de Animais do Brasil,possibilitando o diálogo entre diferentes instituições que têm passado pela implantação de suas CEUAs. “Observamos que todo esse processo e o seu reconhecimento pelos próprios colegas aconteceram em situações muito parecidas. A Comissão exerce um papel educativo, de orientação e de parceria com o pesquisador e sua instituição”, explica Karam. 

Texto: Elaine Pinto

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor