!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro integra estudo internacional pioneiro sobre carrapato bovino
RSS
A A A

Fepagro integra estudo internacional pioneiro sobre carrapato bovino

Publicação:
Artigo apresenta resultado de mais de uma década de estudos da Fepagro com mais quatro instituições
Artigo apresenta resultado de mais de uma década de estudos da Fepagro com mais quatro instituições - Foto: Fepagro Saúde AnimalDownload

Um artigo publicado na renomada revista científica norte-americana PLoS One apresenta os resultados de mais de uma década de estudos envolvendo a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e mais quatro instituições - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), University of Virginia, Texas A&M University e The Scripps Research Institute, dos Estados Unidos.

O estudo faz uma análise do proteoma da saliva do carrapato bovino. Proteomas fornecem informações sobre o conjunto de proteínas expressas por um determinado organismo. "Com o sequenciamento dos primeiros genomas, abriu-se um novo campo da ciência e verificou-se que ainda havia muitas perguntas a serem respondidas, e uma das maneiras de aprofundar e aplicar este conhecimento é através dos estudos de proteoma", explica o pesquisador José Reck, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal), um dos autores do estudo.

A saliva do carrapato, objeto central da pesquisa, é um ponto-chave no estudo do combate a este parasita, pois é através da saliva que o carrapato se alimenta do sangue bovino, transmitindo doenças. Há uma grande importância econômica neste tipo de estudo, visto que o carrapato bovino é considerado o principal parasita causador de prejuízos em animais de produção no Brasil. "Nossas estimativas apontam uma perda na faixa de R$ 4 bilhões ao ano no país, isso sem contabilizar os prejuízos causados pela Tristeza Parasitária Bovina, que tem o carrapato bovino como vetor", afirma o pesquisador João Ricardo Martins, co-autor do artigo.

Os resultados publicados do estudo devem servir de base para diversos outros projetos visando o controle do carrapato bovino. A íntegra do artigo (em inglês) pode ser conferida neste link.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor