!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Programa de Pós-graduação > Áreas de Concentração
RSS
A A A

Áreas de Concentração

Medicina Veterinária Preventiva

A área de concentração em Medicina Veterinária Preventiva está voltada para a formação de profissionais capazes de trabalhar com o diagnóstico, controle e prevenção de doenças que atingem populações animais, estando ligada ao estudo da saúde, das doenças e sua prevenção em diversos mamíferos, aves e peixes, além de estudar quantitativamente os fenômenos saúde-doença em populações animais.

Patologia Veterinária

A área de concentração em Patologia Animal aborda os mecanismos causadores das principais doenças infecciosas, parasitárias, neoplásicas e tóxicas dos animais domésticos, bem como os fatores relacionados à intervenção profissional para executar um melhor controle dessas enfermidades e melhorar o prognóstico. A caraterização dos mecanismos patológicos fornece subsídios para o melhor entendimento das enfermidades e uma abordagem mais completa do problema clínico. Para uma compreensão dos fenômenos causadores de doença, são utilizados procedimentos que envolvem o complexo da tríade ecológica.

Linhas de Pesquisa

Microbiologia

Área relacionada: Medicina Veterinária Preventiva

Promover a sanidade animal investigando doenças infecto-contagiosas em animais de produção presentes no Estado do Rio Grande do Sul; identificar e caracterizar agentes patogênicos associados às enfermidades em bovinos e suínos; aprimorar e desenvolver testes diagnósticos; contribuir para controle e prevenção de doenças endêmicas e reemergentes no Estado; e investigar casos clínicos visando reconhecer e reagir a doenças infecciosas emergentes.

Epidemiologia e Defesa Sanitária Animal

Área relacionada: Medicina Veterinária Preventiva

A linha Epidemiologia entende a influência dos fatores ambientais, sociais e econômicos na saúde animal, buscando abordar conceitos modernos da epidemiologia veterinária, compreender as formas de manutenção e transmissão de doenças infecciosas em populações animais, desenvolver raciocínio crítico sobre delineamento de estudos analíticos e aplicação de testes estatísticos, aprender e aplicar indicadores de saúde em populações animais, raciocinar e aplicar metodologias básicas de investigação epidemiológica. Fornece subsídios para que o estudante possa compreender como a Defesa Sanitária Animal promove programas de erradicação e/ou controle de enfermidades do rebanho nacional, assim como sua interação e participação no processo de controle sanitário previsto nos acordos para importação ou exportação de animais vivos, seus produtos e materiais de multiplicação genética (sêmem e embriões), no comércio internacional em que o Brasil é signatário.

Fisiopatologia de Doenças Animais

Área relacionada: Patologia Veterinária

Realizar pesquisas que possam contribuir para o conhecimento dos mecanismos das doenças e processos patológicos que acometem os animais.

Vetores e Doenças Vetoriais

Área relacionada: Patologia Veterinária

Identificação e caracterização das principais doenças parasitárias e vetoriais que acometem os animais, e, eventualmente, podem ser transmitidas para o homem. O foco principal do nosso grupo são os danos e problemas causados por carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos. Essas doenças causam grandes prejuízos à pecuária brasileira e mundial, e podem causar sérios distúrbios ao ser humano. Além disso, essas enfermidades enquadram-se na definição de doenças tropicais negligenciadas, representando um dos maiores desafios sanitários a serem enfrentados pelos países em desenvolvimento, especialmente aqueles localizados no neotrópico. Esperamos que nossas pesquisas possam colaborar na compreensão da biologia, epidemiologia, fisiopatologia, controle e prevenção dessas enfermidades. Os trabalhos englobam desde pesquisas de campo (aplicadas) até mesmo pesquisa básica (relação parasito-hospedeiro).

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor