!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Workshop discutiu linhas de pesquisa em inovação tecnológica
RSS
A A A

Workshop discutiu linhas de pesquisa em inovação tecnológica

Publicação:
Plateia assiste a apresentação do pesquisador Benito
Evento reuniu 40 pesquisadores e bolsistas associados ao grupo de pesquisa Inova - Foto: Solange Brum/FepagroDownload

O Inova 2014, workshop de inovação tecnológica promovido pela Fepagro, foi realizado nesta quarta-feira (3 de dezembro), no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal). O evento reuniu os integrantes do grupo de pesquisa Inova, formado pela Fundação e instituições como Embrapa, Universidade de Passo Fundo, UFSM, UFRGS, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Paranaense (Unipar), entre outras.

O Inova é um grupo de pesquisa registrado junto ao CNPq desde 2006, por iniciativa da Fepagro. O workshop teve como objetivo promover a integração entre os pesquisadores do grupo para gerar projetos e linhas de pesquisa que resultem em produtos e processos inovadores na área de Saúde Animal. Líder do grupo, o pesquisador Benito Guimarães de Brito apresentou o Inova e propostas para fomentar mais pesquisas dentro do grupo, com o estabelecimento de parcerias com instituições de produção animal, a busca por colaboradores estrangeiros e a criação de indicadores internos de avaliação de desempenho.

Os pesquisadores participantes do Inova apresentaram seus projetos no âmbito do grupo de pesquisa, divididos em quatro painéis. Também houve duas palestras durante o evento: sobre registro de patentes, com Wilson Fogazzi, servidor do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e sobre a Rede Saúde do Rio Grande do Sul, com os funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Gustavo Buss e Paulo Teixeira. A Rede Saúde é uma iniciativa da Fiocruz da qual a Fepagro faz parte, que reúne instituições gaúchas ligadas às áreas da saúde humana, animal e ambiental.

Programas Sanitários

No painel sobre a linha de pesquisa em Programas Sanitários, a bolsista da Fepagro Saúde Animal Daiane Carvalho apresentou resultados de pesquisas sobre suscetibilidade antimicrobiana e caracterização da patogenicidade em micro-organismos isolados de pombos e de granjas avícolas comerciais. Em seguida, a pesquisadora Fabiana Quoos Mayer, da Fepagro, falou sobre as avaliações que vem realizando sobre o status sanitário de animais silvestres no Estado, principalmente os javalis. A pesquisadora da Fepagro Lissandra Souto Cavalli discorreu sobre a intenção de estabelecimento de linhas de pesquisa na área de Biossegurança e Saúde Ocupacional. A pesquisadora Luciana Kazue Otutumi, da Unipar, descreveu seu projeto de pesquisa sobre a utilização de extratos de plantas com atividade antimicrobiana. Encerrando o painel, a técnica de laboratório Thaís da Rocha apresentou as atividades de pesquisa e diagnóstico do Laboratório de Leptospirose do IPVDF – Fepagro Saúde Animal.

Segurança Alimentar

A professora Laura Beatriz Rodrigues, da UPF, apresentou as linhas de pesquisa que desenvolve e o projeto de instalação de um laboratório de biofilmes e resistência antimicrobiana na universidade. A pesquisadora Renata Kobayashi, da UEL, mostrou resultados de duas pesquisas conduzidas por sua equipe: a comparação de amostras de Escherichia coliisoladas de carcaças de frango de granja e caipira quanto a presença de fatores de virulência, classificação filogenética e perfil de resistência aos antibióticos; e sobre fatores de virulência, classificação filogenética e suscetibilidade a antibióticos em E. coliisoladas de carcaças de frango comercializados no Paraná nos anos de 2007 e 2013.

Novos Métodos de Diagnóstico e Desenvolvimento de Imunobiológicos

O painel iniciou com a apresentação do professor Hamilton Luiz de Souza Moraes, da UFRGS, sobre redes neurais e inteligência artificial utilizados no Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária da universidade. O bolsista da Fepagro Hiran Kunert Filho contou sobre o projeto de pesquisa no qual está envolvido atualmente, que pretende identificar os genes associados à virulência em cepas de APEC e a elaboração de um kit ELISA utilizando a proteína isscomo antígeno. A pesquisadora Laura Lopes de Almeida, da Fepagro, apresentou seu projeto, recém-aprovado pelo CNPq, a respeito do desenvolvimento de um teste de PCR em tempo real para o diagnóstico rápido de herpesvírus bovino 1 e 5. A pesquisadora Lissandra falou sobre novas metodologias de diagnóstico para sanidade de animais aquáticos. Encerrando o painel, o pesquisador da Fepagro Lucas Brunelli de Moraes apresentou novas abordagens em patologia aviária e novas linhas de pesquisa em bem-estar animal.

Aditivos e Produtos para Saúde Animal

A pesquisadora da Unipar Luciana Kazue Otutumi apresentou resultados de um projeto de pesquisa sobre micro-organismos benéficos no tratamento da cama de frango. Em sequência, a pesquisadora Andréa Ferretto da Rocha falou sobre as linhas de pesquisa atualmente em desenvolvimento na Fepagro Aquicultura e Pesca, em Terra de Areia, com foco na produção de peixes nativos. A bolsista Daiane Carvalho mostrou os resultados preliminares de um estudo em andamento, sobre o desenvolvimento de um probiótico para juvenis de jundiá. Por fim, o pesquisador Marco Aurélio Rotta apresentou a infraestrutura de pesquisa em piscicultura disponível na Fepagro Viamão e as possibilidades de estudo dentro do Centro de Pesquisa.

A intenção é realizar um novo workshop do Inova em 2015, com a presença de empresas, possibilitando que o grupo de pesquisa dialogue diretamente com o setor de produção animal e defina linhas de pesquisa dentro das demandas deste mercado.

Texto: Elaine Pinto
Fotos: Solange Brum 

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor