Pesquisadores do IPVDF ganham bolsas para estudar no exterior

Três pesquisadores da Fepagro Saúde Animal foram liberados para cursarem pós-doutorados no exterior, contando a partir do inicio de 2015. De acordo com o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, a liberação já estava prevista no Programa de Gestão Estratégica, elaborado em 2011.
Dois dos pesquisadores contemplados, Benito Guimarães de Brito e Kelly Cristina de Brito, responsáveis pelo Laboratório de Saúde das Aves, estão indo estudar na Universidad de Santiago de Compostela, em Lugo na Espanha. Ambos farão Pós-Doutorado no Laboratório de Referência Europeu de Escherichia coli – LREC, com a supervisão do diretor do LREC o Doutor Jorge Blanco Álvarez. Dando continuidade aos projetos desenvolvidos no Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica da Fepagro Saúde Animal, serão realizados estudos de sorotipificação e moleculares em amostras de Escherichia coli originárias de aves e de aquicultura. Neste período também serão acompanhados experimentos de eficiência da vacina LREC contra colibacilose aviária e outras atividades de pesquisas e desenvolvimento.
Já a pesquisadora Fabiana Quoos Mayer, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular, conseguiu uma bolsa da Capes para o pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. De acordo com a pesquisadora, o curso lhe dará a oportunidade de trabalhar em laboratórios técnicos avançados, contribuindo para suas atividades na Fepagro.
No Plano de Cargos e Salários da Fepagro, o pós-doutorado é a mais alta qualificação (IV-Especial), garantindo uma remuneração básica de R$ 9 mil ao pesquisador.
Histórico - Durante os quatro anos da atual gestão da Fepagro foram regularizadas as situações dos então doutorandos Fernando Karam e Bruno Lisboa. Os dois já concluíram seus doutorados. Em 2011 foram liberados para doutoramento as pesquisadoras Cinara Fernandes Garcia Morales e Rovaina Laureano Doyle; em 2012, Evandro Luís Missio e Jorge Dubal Martins para doutoramento e Luciano Kayser Vargas para pós-doutoramento; em 2013, Cristine Cerva e Elder Joel Coelho Lopes para doutoramento e Marcelo de Carli Toigo para mestrado e finalmente agora em 2014 foram aprovados os pedidos de pós-doutoramento dos três doutores mencionados acima.
Texto: Bernardo Figueira