Fepagro realiza palestra sobre responsabilidade técnica

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Fepagro se reuniu em dezembro para promover uma palestra aos pesquisadores, servidores, bolsistas e estagiários da Fepagro que trabalham com diagnóstico e pesquisa em animais vivos, tanto de laboratório como de campo, além dos responsáveis técnicos dos biotérios experimentais da Fundação. A reunião foi realizada na Fepagro Saúde Animal, em Eldorado do Sul.
Coordenador da Comissão, o pesquisador Fernando Castilhos Karam fez um breve relato das atividades desenvolvidas durante 2014, seus avanços e dificuldades, e projetou novas etapas. "As unidades da Fepagro que produzem pesquisa com animais têm áreas que são consideradas Biotérios Experimentais, e esse foi o ano de cadastramento desses Biotérios frente ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação", explicou. As unidades de Eldorado do Sul, Hulha Negra, Terra de Areia e Viamão estão devidamente cadastradas. A unidade de São Gabriel está em vias de cadastramento.
Na sequência, o médico veterinário Mateus Lange, gestor técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, proferiu a palestra “O Responsável Técnico nas instituições de pesquisa, diagnóstico e ensino”. O tema foi bem recebido pelo público e suscitou muitos questionamentos na plateia.