!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro e Emater realizam dia de campo sobre saúde animal
RSS
A A A

Fepagro e Emater realizam dia de campo sobre saúde animal

Publicação:
Grupo de pesquisadores em frente à sede da Associação de Produtores Rurais de Quitéria
Pesquisadores da Fepagro Saúde Animal participaram do evento em São Jerônimo - Foto: Bruno Dall'AgnolDownload

Nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, pesquisadores do IPVDF - Fepagro Saúde Animal, veterinários da Emater-RS/Ascar e mestrandos ligados ao Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Fepagro realizaram um dia de campo em parceria com a Associação de Produtores de Quitéria. O evento contou com palestras, demonstrações e debates sobre o manejo sanitário em propriedades familiares, com ênfase no controle de doenças parasitárias. O dia de campo foi voltado para agricultores participantes de um programa de adoção de culturas alternativas ao fumo, coordenado pela Emater.

Com o dia de campo, os pesquisadores da Fepagro se integraram com os produtores rurais e difundiram informações de pesquisas conduzidas na Fundação sobre controle de doenças parasitárias, debatendo as demandas e a realidade dos pecuaristas familiares. "Acreditamos que esse processo de integração entre o conhecimento produzido na Fepagro e a extensão realizada pela Emater é chave no processo de desenvolvimento do Estado", destacou o pesquisador José Reck, palestrante no evento. Além do pesquisador da Fepagro, participaram dos debates a veterinária da Emater e mestranda da Fepagro Thaís Michel; o chefe do escritório regional da Emater de São Jerônimo, Edar Ferrari Filho; o assistente técnico regional da Emater na área pecuária, Carlos Roberto Vieira da Cunha; e o veterinário Bruno Dall'Agnol, doutorando na PUC-RS.

Na oportunidade, foram apresentadas práticas de manejo sanitário embasadas em trabalhos científicos conduzidos na Fepagro Saúde Animal e projetos em conjunto com veterinários da Emater. O grande diferencial desta atividade, de acordo com Reck, é que pela primeira vez a Fepagro e a Emater organizaram uma atividade integrando pesquisa, extensão e ensino, já que alunos do mestrado em Saúde Animal da Fepagro participaram da iniciativa. "O ingresso de veterinários da Emater como estudantes no mestrado e a visão de integrá-los ao eixo pesquisa-extensão colocam as duas instituições em outro patamar", ressalta Reck, que também é coordenador do Programa de Pós-graduação. Há cerca de dois anos, veterinários de diversos escritórios da Emater e pesquisadores da Fepagro Saúde Animal têm realizado reuniões periódicas, com o objetivo de integrar o serviço de extensão e a pesquisa em sanidade animal.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor