Saúde das Aves e Inovação Tecnológica

A linha de pesquisa em Saúde das Aves e Inovação Tecnológica desenvolve estudos sobre os microrganismos patogênicos envolvidos em doenças na avicultura e, recentemente, em animais aquáticos. Os principais projetos estão relacionados ao estudo da patogenicidade das bactérias de origem animal e ambiental e ao desenvolvimento de produtos tecnológicos para a sanidade animal, direcionados ao setor produtivo da avicultura e aquicultura.
São realizadas pesquisas para o desenvolvimento de produtos tecnológicos e novas metodologias de identificação e diagnóstico de microrganismos importantes economicamente para a avicultura e aquicultura. Os estudos englobam a ecopatologia aplicada à produção de aves, etiopatogenia das enfermidades das aves, avaliação da resistência antimicrobiana em bactérias de importância em saúde animal e pública, desenvolvimento de aditivos alimentares e imunobiológicos para animais, bioensaios de reprodução experimental de patologias avícolas e desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico.
Atualmente, o setor também está desenvolvendo pesquisas em biossegurança e saúde ocupacional em laboratórios e serviços de saúde, com núcleo de estudos em saúde ocupacional e coletiva. São realizadas pesquisas para prevenir, minimizar ou controlar os riscos inerentes às atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, garantindo a saúde do homem, animais e ambiental.
Pesquisadores: