!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro Saúde Animal promove palestra sobre qualidade de produtos biológicos
RSS
A A A

Fepagro Saúde Animal promove palestra sobre qualidade de produtos biológicos

Publicação:
amostras em tubos de ensaios
Testes de esterilidade realizados nas vacinas de febre aftosa - Foto: Divulgação Fepagro Saúde Animal/IPVDFDownload

“Controle de Qualidade de Produtos Biológicos” é o tema da palestra que a Fepagro Saúde Animal – IPVDF – promoveu na sexta-feira (26/6), em seu auditório. A médica veterinária Carla Rodenbusch falou sobre a legislação e testes (microbiológicos, biológicos e físicos) de controle de qualidade sobre produtos biológicos, exemplificando com o controle das vacinas contra febre aftosa. A palestra integrou as atividades da disciplina de Microbiologia Clínica do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal.  

Segundo Carla, a vacinação é uma das principais formas de prevenção das doenças infecciosas em veterinária. “No caso da febre aftosa, a imunização do rebanho é um dos pilares do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), o que justifica o rigoroso controle de qualidade na produção das vacinas que é realizado no Brasil”, disse. 

Sobre sanidade suína, a também médica veterinária Mariana Menegati palestrou sobre a “Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína (PRRS)”. Ela enfatizou a importância de manter os plantéis brasileiros livres dessa doença que tanto preocupa os criadores norte-americanos e europeus.

A médica veterinária Carine Ludwig Takeut abordou a “Pneumonia Enzoótica Suína”, doença que acomete os rebanhos brasileiros e tem sua importância realçada nos estados do Sul do Brasil devido às características do inverno nesta região. “É praticamente impossível eliminar a infecção nos rebanhos, mas o envolvimento do médico veterinário nas criações e em programas sanitários é importante para  direcionar a adoção de práticas de manejo mais apropriadas e medidas terapêuticas e profiláticas para reduzir a gravidade a níveis economicamente aceitáveis”, esclareceu.

 

Fotos: Divulgação Fepagro Saúde Animal/IPVDF

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor