Estagiário do IPVDF apresenta trabalho nos Estados Unidos

Estagiário do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal), Rafael Barreto é bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras e está fazendo um estágio no Cattle Fever Tick Research Laboratory, do USDA em Mission, Texas, trabalhando com desenvolvimento de técnicas moleculares de diagnóstico de resistência aos carrapaticidas.
Esta semana, Rafael esteve em Boston, participando da 60ª Reunião Anual da Associação Americana de Parasitologia Veterinária e apresentando um estudo conduzido no Laboratório de Parasitologia da Fepagro Saúde Animal, sob supervisão do pesquisador Guilherme Klafke. O trabalho, que faz parte de um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, trata dos mecanismos fisiológicos dos carrapatos aos piretroides (um tipo de carrapaticida), detectando, por testes de DNA, a resistência desses carrapatos ao produto.
O estudo desenvolvido por Rafael está inserido num projeto de pesquisa mais amplo, coordenado por Klafke, cujo objetivo final é desenvolver um diagnóstico de detecção precoce de resistência de carrapatos aos acaricidas mais utilizados em campo atualmente. “Os ensaios atuais demoram um mês e meio para ficar prontos. Nossa meta é reduzir esse prazo para que o diagnóstico leve apenas alguns dias”, detalha Guilherme.
Texto: Elaine Pinto