Pesquisadores do IPVDF participam de workshop sobre Zoonoses

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) – Fepagro Saúde Animal, Benito de Brito, Kelly Brito, Laura Almeida e Carla Rodenbusch participaram, no último dia 14, de um workshop sobre zoonoses na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A organização foi da equipe do Laboratório de Epidemiologia (Epilab).
Os palestrantes apresentaram importantes aspectos de análises de risco, novos rumos da inspeção de alimentos de origem animal e doenças transmitidas por alimentos como Salmonelose e Toxoplasmose, usando a abordagem de Saúde Única.
Segundo Laura, a Saúde Única ou “One Health” é um conceito preconizado por organizações internacionais de Saúde Humana (OMS) e Saúde Animal (OIE). “Trata-se de uma estratégia global para a expansão de colaborações interdisciplinares e comunicações em todos os aspectos dos cuidados da saúde para os seres humanos, animais e meio ambiente”, explicou.
O evento contou com a participação de integrantes da Faculdade de Veterinária da UFRGS; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária; e da Secretaria Estadual da Saúde. Foram debatidas questões legais e práticas da inspeção de produtos de origem animal como carne e ovos, os diferentes papéis dos profissionais de saúde e a grande necessidade de melhorar a comunicação entre todos os elos da cadeia produtiva de alimentos de origem animal, desde o produtor até o consumidor final. “As sugestões debatidas no Workshop serão publicadas no formato de recomendações e diretrizes futuras a serem seguidas”, concluiu Laura.
Mais informações no site: http://www.onehealthinitiative.com