!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Produção de ovos requer controle de qualidade e sanidade das aves
RSS
A A A

Produção de ovos requer controle de qualidade e sanidade das aves

Publicação:
Palestrante ao lado de uma lousa eletrônica, com uma imagem de ovo
Workshop promoveu palestras em alusão ao Dia Mundial do Ovo - Foto: Solange Brum/FepagroDownload

O Rio Grande do Sul vem ampliando sua produção de ovos, com 9 milhões de aves em granjas de postura comercial. Mas esta cadeia requer manejos sanitários e controles que garantam a qualidade do produto. Esses foram temas de palestras ministradas nesta sexta-feira (9 de outubro), no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal), em evento alusivo ao Dia Mundial do Ovo.

Karin Böhm, coordenadora de qualidade da Naturovos, falou sobre controle de qualidade na indústria de ovos. Ela destacou que os ovos passam por várias etapas para garantir que o produto final, que chega à mesa do consumidor, esteja em perfeitas condições. Após o recebimento, os ovos passam por lavagem, secagem com ar filtrado, ovoscopia (inspeção com luz), detector de rachaduras, desinfecção com raios UV, balança para classificação de ovos, detecção de sangue e, depois, são embalados. “Entre os requisitos legais quanto à qualidade dos ovos para consumo, são averiguados 16 elementos de inspeção”, enumera.

Em seguida, o médico veterinário Eder de Oliveira, da Mercoaves, apresentou dados sobre a importância do manejo sanitário em aves de postura comercial. “O consumidor exige qualidade. Ausência de patógenos, redução no uso de antibióticos, enfim, produtos saudáveis. E isso só é possível com um manejo sanitário adequado”, frisou. Ele destacou que o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com o melhor panorama em programas sanitários, muito embora a concentração avícola em municípios como Garibaldi, Bento Gonçalves e Farroupilha represente um desafio em termos de manejo sanitário, pela proximidade entre as granjas. Eder encerrou sua apresentação listando as principais doenças de postura e as estruturas e procedimentos necessários para um programa de sanidade eficiente.

O Workshop sobre Sanidade em Aves de Postura Comercial foi organizado pela Fepagro, com o apoio do Programa Ovos RS da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).

Texto: Elaine Pinto

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor