!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro promove Encontro sobre Bioética em Experimentação Animal
RSS
A A A

Fepagro promove Encontro sobre Bioética em Experimentação Animal

Publicação:
ratinho de laboratório em uma mão com luvas
Projetos de pesquisa e experimentos em animais vivos devem passar pela Ceua - Foto: Fernando DiasDownload

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) realiza o II Encontro sobre Bioética em Experimentação Animal (II EBEA) nesta quinta-feira (29/10). O evento acontecerá no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, em Bagé. O objetivo é dar continuidade às exigências do Concea atendendo às necessidades de formação, capacitação e atualização de seus servidores no que diz respeito às normativas constitucionais em relação ao uso de animais em pesquisa. 

Segundo o coordenador da Comissão, Fernando Karam, esse segundo Encontro ocorre em parceria com o Centro de Ciências da Saúde da Urcamp, instituição que está em fase de credenciamento junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Por ser em parceria com a Urcamp, o evento será dirigido ao seu quadro de professores, funcionários e alunos  envolvidos com ensino e/ou pesquisa animal.  “Em relação à Fepagro, dirige-se especialmente aos colegas da unidade Campanha, uma vez que em outras ocasiões, por diversas razões e pela distância, não participaram de atividades promovidas pela CEUA”, explica Karam. 

Ele esclarece que a Fepagro, cuja Comissão de Ética e biotérios são credenciados perante o Concea/MCTI, deve promover atividades de capacitação e atualização, entre outras, a fim de manter-se credenciada. “Pela Lei nº 11.794/2008, todas as instituições de ensino e/ou pesquisa no Brasil devem estar devidamente credenciadas no Concea para exercerem atividades que envolvam o ensino e/ou a pesquisa com animais”.

 

Veja a programação aqui.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor