Fepagro conquista recursos do Fundesa

Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) aprovaram a aplicação de recursos nos laboratórios de diagnósticos do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), após articulações de ações entre o órgão, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul. Em agosto deste ano, foi formado um grupo de trabalho, coordenado pelo secretário Ernani Polo, para debater melhorias e ampliação da prestação de serviços dos laboratórios da Fundação.
O IPVDF/Fepagro Saúde Animal, que tem sede em Eldorado do Sul, realizou 45 mil exames em bovinos, suínos e aves no ano passado. Inicialmente, será aplicado um valor emergencial – não divulgado – a fundo perdido. Depois, serão emprestados cerca de R$ 600 mil por meio de um convênio.
Em agosto, o diretor técnico da Fundação, Carlos Alberto Oliveira, apresentou um diagnóstico de atividades realizadas pelos laboratórios, a receita gerada, os potenciais de ampliação e um conjunto de alternativas a serem buscadas para viabilização dos laboratórios. Ele destacou que as informações apresentadas são fruto do trabalho conjunto entre as três instituições.
Também foi ressaltada a importância estratégica das análises laboratoriais para a garantia do status sanitário e da qualidade dos produtos das cadeias produtivas de origem animal e vegetal. “Entre as ações propostas estão a ampliação de convênios e termos de cooperação técnica e financeira com entidades públicas e privadas”, declarou Oliveira.
Texto: Darlene Silveira
Com informações do jornal Correio do Povo