Página inicial > Institucional > Notícias > Fepagro e Uergs assinam termo de cooperação para estágio em docência

Fepagro e Uergs assinam termo de cooperação para estágio em docência

Adoralvo Schio e Arisa Luz, sentados a uma mesa, assinam o termo de cooperação
Parceria permitirá que estudantes do Mestrado em Saúde Animal da Fepagro façam estágio em docência na Uergs - Foto: Solange Brum/FepagroDownload

O diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Adoralvo Schio, e a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), professora Arisa Araújo da Luz, assinaram nesta quinta-feira (3) um Termo de Cooperação entre as instituições que oportunizará a prática da docência aos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Fepagro.

De acordo com a reitora, a Universidade tem necessidade de docentes de nível superior, e a oferta de estágios para os estudantes do Mestrado em Saúde Animal da Fepagro vem para auxiliar a atender essa demanda. “Temos várias e excelentes parcerias com a Fepagro, que possui unidades próximas a vários de nossos câmpus”, pontuou, destacando que a Universidade e a Fundação já têm um caso bem-sucedido de parceria em docência, com a especialização em Agricultura e Sustentabilidade em Cachoeira do Sul, na qual pesquisadores da Fepagro Florestas, de Santa Maria, atuam como professores.

O coordenador do Programa de Pós-graduação da Fepagro, José Reck, comentou que os mestrandos, principalmente os que recebem bolsas pela Capes, cursam a disciplina de Docência e precisam passar pelo estágio para praticar o que aprendem na teoria. “Tivemos certa dificuldade em alocar esses estudantes que precisam ministrar as aulas. Essa parceria será excelente para isso”, avaliou.

Pelo Termo de Cooperação, a Fepagro se encarrega de apresentar o plano de estágio de docência e submetê-lo à avaliação da Uergs. A Fundação também deverá encaminhar a lista dos mestrandos que vão estagiar na Universidade, indicando os cursos e as respectivas unidades onde deverão desenvolver suas atividades. A Uergs se responsabiliza por encaminhar a disponibilidade de vagas de estágio em seus cursos e unidades.

O diretor-presidente Schio concluiu o encontro frisando que o Termo de Cooperação é mais uma ação que aproxima as duas entidades e segue a linha de parcerias que vem norteando o trabalho da Fepagro neste ano.

Texto: Elaine Pinto