Página inicial > Institucional > Notícias > IPVDF é recomendado para acreditação no Inmetro

IPVDF é recomendado para acreditação no Inmetro

Pesquisador analista amostra enquanto anota algo em tabela de papel
Laboratórios precisam ser acreditados pelo Inmetro para continuarem credenciados no Ministério da Agricultura - Foto: Solange BrumDownload

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF – Fepagro Saúde Animal) passou, na última semana, por uma auditoria para o processo de acreditação dos laboratórios ao Inmetro. A auditoria recomendou o Instituto para a acreditação do Inmetro, com apontamento de algumas melhorias a serem realizadas.

A auditoria verificou os processos de gestão da qualidade e requisitos técnicos na execução dos ensaios relacionados aos serviços de diagnóstico credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prestados pelo Instituto. Os seguintes setores foram auditados: Direção, Garantia da Qualidade, Meio de Cultura, Controle de Qualidade, Secretaria e Protocolo; além dos laboratórios de Brucelose, Leptospirose, Parasitologia e Virologia.

A acreditação junto ao Inmetro é uma exigência do Mapa para que a Fepagro Saúde Animal possa continuar executando os 21 ensaios oficiais credenciados por este ministério. Os ensaios avaliados foram: na área de suídeos, Peste Suína Clássica, Doença de Aujeszky, Leptospirose, Sarna e Brucelose; na área de aves, Influenza Aviária e Doença de Newcastle; e na área de bovídeos, bubalinos, equinos e caprinos, a Brucelose. Além disso, ser reconhecido como um laboratório acreditado trará um benefício muito grande para o setor pecuário e para os programas oficiais nesta área, pois a acreditação significa que o laboratório segue as normas da ISO 17.025, garantindo que os ensaios realizados possuem rastreabilidade e seguem os padrões de exigência internacional.

Esse primeiro êxito foi possível com a ajuda financeira do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e com o empenho de todos os setores e laboratórios envolvidos. O Fundesa tem sido um parceiro importante desde o início dos processos, visando o credenciamento dos laboratórios citados no Mapa. Lembramos que manter o IPVDF com seus laboratórios credenciados no Mapa é um processo contínuo, que demanda investimentos financeiros, agilidade nos procedimentos burocráticos e recursos humanos, exigindo o comprometimento de todos.

A Garantia da Qualidade, setor criado há uma década no IPVDF, juntamente com os Laboratórios e Setores envolvidos, continuará trabalhando no atendimento das exigências dos órgãos reguladores, na busca contínua pela qualidade dos serviços prestados nesta Instituição, com mais de 60 anos de tradição, visando à sanidade animal do estado do Rio Grande do Sul.

Próximos passos – Após a auditoria, o grupo de trabalho envolvido no processo de acreditação vai apresentar um plano de ação para garantir as melhorias apontadas. Com a aprovação do plano de ação pelas auditoras, o grupo terá 90 dias para demonstrar evidências de que estão atendendo as melhorias solicitadas. Sendo comprovada a eficácia da ação, o IPVDF – Fepagro Saúde Animal receberá o certificado de Laboratório Acreditado pelo Inmetro e, consequentemente, a autorização para uso do selo desta instituição.