!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Virologia ambiental foi tema de palestra no mestrado em Saúde Animal da Fepagro
RSS
A A A

Virologia ambiental foi tema de palestra no mestrado em Saúde Animal da Fepagro

Publicação:
lâminas de laboratório sendo estudadas
Alunos aprendem sobre virologia ambiental - Foto: Solange BrumDownload

Alunos do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) assistiram a uma palestra sobre virologia ambiental na última semana, no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), em Eldorado do Sul. O assunto foi introduzido pelo professor da Universidade Feevale, Fernando Rosado Spilki, para a disciplina de Virologia.

Ele explicou os conceitos básicos dessa nova área e apresentou resultados de pesquisas do grupo sob sua coordenação. Especialmente para os alunos de Saúde Animal, foi enfatizada a importância da detecção de vírus entéricos na água e sua relação com o impacto ambiental e a saúde humana, viroses de ruminantes e aves.      

Viroses envolvidas na síndrome respiratória dos felinos

Na segunda parte da disciplina de Virologia, a médica veterinária e professora da Feeevale Andréia Henzel, apresentou tema de seu doutorado “Calicivírus e herpesvírus em felinos”, concluído em 2012. Na oportunidade, os alunos conheceram as enfermidades e os avanços na área. Ambos os vírus são os principais agentes envolvidos descritos mundialmente, infectando felinos domésticos e selvagens. No Brasil, o calicivírus e o herpesvírus foram isolados e caracterizados em 1988 e 2012. O assunto é bastante atual e, recentemente, a pesquisadora publicou revisão do assunto “Situação epidemiológica das infecções pelo herpesvírus felino tipo 1 e calicivírus no Brasil”, disponível em http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20141202.

Currículos   

Spilki é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ciências Veterinárias pela UFRGS, na área de Virologia Animal e doutor em Genética e Biologia Molecular, na área de Microbiologia, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor na Graduação e Pós-graduação na Feevale. Como pesquisador, vem atuando em projetos nas áreas de virologia animal, humana e ambiental. É revisor de periódicos científicos e também editor-adjunto da revista Virus Reviews & Research. É um dos importantes colaboradores do Projeto Mais Àgua.

Andréia Henzel possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) no Setor de Virologia - Medicina Veterinária Preventiva/UFSM. Tem experiência docente nas disciplinas de Biologia Molecular e Biotecnologia Epidemiologia e Saúde Pública. Realizou pós-doutorado no Laboratório de Microbiologia Molecular, com ênfase em Virologia Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale/RS. Atualmente é professora adjunta nível 1A na Universidade Feevale, das disciplinas de epidemiologia, biotecnologia e ambiente. Paralelamente é médica veterinária responsável técnica pelo biotério da Universidade Feevale e membro do comitê de ética em pesquisa e uso de animais em experimentação.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor