!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisador faz pós-doutorado nos Estados Unidos sobre resistência de carrapatos
RSS
A A A

Pesquisador faz pós-doutorado nos Estados Unidos sobre resistência de carrapatos

Publicação:
Autorretrato do pesquisador em frente a uma placa que diz United States, Department of Agriculture
Guilherme Klafke investiga formas de deter ou retardar a resistência a carrapaticidas - Foto: Guilherme KlafkeDownload

O pesquisador da Fepagro Guilherme Klafke, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF - Fepagro Saúde Animal), está cursando pós-doutorado no Cattle Fever Tick Research Laboratory, laboratório do Serviço de Pesquisa em Agricultura do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (CFTRL-ARS-USDA). Durante o período, serão conduzidos estudos sobre os aspectos fisiológicos e genéticos envolvidos no desenvolvimento da resistência múltipla a carrapaticidas no carrapato bovino. O objetivo é entender a fisiologia da resistência múltipla e potenciais alvos que possam ser bloqueados para reverter ou retardar esse fenômeno.

De acordo com Guilherme, seu projeto de pós-doutorado tem como meta desenvolver uma plataforma de detecção molecular de mutações associadas à resistência do carrapato aos carrapaticidas e de agentes causadores da tristeza parasitária bovina através de um sistema multiplex. "Isso vai facilitar o diagnóstico e a vigilância epidemiológica destas enfermidades e do crescente problema da resistência múltipla a drogas no carrapato bovino", destaca.

Ao longo dos próximos seis meses, serão completadas as etapas de validação e aplicação das ferramentas moleculares de diagnóstico em populações de carrapatos oriundos de surtos que estão ocorrendo na região sul e sudeste do estado americano do Texas. A ferramenta diagnóstica multiplex ainda será aplicada em amostras de sangue bovino oriundos de Porto Rico, visando o estabelecimento da epidemiologia da tristeza parasitária naquele território. Estes projetos estão sendo conduzidos com apoio do serviço veterinário oficial do USDA e da Universidade de Porto Rico.

Outros projetos

Klafke também está envolvido em mais dois projetos em seu programa de pós-doutorado. O primeiro trata do desenvolvimento de uma formulação e método para aplicação de suspensões de biocontroladores em associação com óleos essenciais, um controle alternativo do carrapato bovino sem a utilização de inseticidas químicos sintéticos. "A utilização dessa abordagem de controle tem um potencial de grande valia para a produção de leite de forma agroecológica no estado, além de potencial para controlar populações de carrapatos multirresistentes a carrapaticidas", explica.

O segundo é uma investigação da variância de microbioma - vírus, bactérias, protozoários e fungos - entre diferentes isolados do carrapato bovino coletados em diversos pontos das Américas do Sul, Central e do Norte e do Caribe. O projeto ainda pretende realizar um estudo filogenético inédito das populações deste parasito no Continente Neotropical. "A partir deste estudo, poderemos identificar potenciais agentes biológicos que poderão ser utilizados como biocontroladores do carrapato bovino em âmbito local e continental", detalha Guilherme. O projeto contará com colaboradores no Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Panamá, México, Porto Rico e Estados Unidos.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor