Página inicial > Institucional > Notícias > Turma do mestrado em Saúde Animal visita Lanagro/RS

Turma do mestrado em Saúde Animal visita Lanagro/RS

Publicação:
Grupo de alunos em frente ao prédio do Lanagro em Porto Alegre
Grupo de estudantes conheceu laboratório oficial do Ministério da Agricultura - Foto: Fepagro Saúde AnimalDownload

Alunos do mestrado em Saúde Animal da Fepagro realizaram uma visita, nesta quarta-feira (21), ao Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, localizado em Porto Alegre.

A visita ao Lanagro/RS fez parte das atividades da Disciplina de Zoonoses e Saúde Pública coordenada pela pesquisadora Laura Lopes de Almeida e por Carla Rodenbusch, pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Animal. O objetivo foi aproximar as duas instituições e proporcionar aos alunos a vivência prática de testes usados no diagnóstico laboratorial.

Pela manhã, o coordenador da Divisão de Apoio Laboratorial Tiago Charão, recebeu os estudantes com uma palestra sobre as ações do Lanagro nas áreas de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal. Ele reforçou o enfoque de Saúde Única na inspeção dos produtos e na defesa da saúde criações de animais no país.

À tarde, os alunos visitaram o Laboratório de Controle de Vacinas contra febre aftosa, onde os auditores fiscais Marcus Sfoggia e Álvaro Bavaresco falaram sobre o rigoroso controle que é realizado nas vacinas brasileiras contra febre aftosa. Os alunos puderam acompanhar no laboratório simulações dos testes de ELISA e Esterilidade, usados na avaliação das vacinas. A visita continuou no Laboratório de Diagnóstico, onde são realizados os testes de sorologia para Influenza Aviária e Anemia Infecciosa Equina, entre outras doenças importantes.