Página inicial > Institucional > Notícias > GT do Carrapato e Tristeza Parasitária Bovina encerra atividades previstas para 2017

Publicação:
Imagem do troféu
Prêmio Destaque em Pesquisa do CRMV-RS - Foto: DivulgaçãoDownload

Oficialmente criado em 2015, o Grupo de Trabalho Carrapato e TPB tem como objetivo implementar ações no  combate ao carrapato e às doenças por ele transmitidas em nosso estado. Os pesquisadores do laboratório de Parasitologia do IPVDF: Dr. Guilherme Klafke, Dr. João Ricardo Martins (aposentado), Dr. José Reck e Dra. Rovaina Doyle integram o grupo técnico formado por 20 profissionais de instituições gaúchas de pesquisa e ensino.

Durante a 40º Expointer (agosto/2017) o GT Carrapato e TPB recebeu o Prêmio Destaque em Pesquisa pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RS), em reconhecimento às atividades realizadas, principalmente referentes à Estratégia de Controle do Carrapato e TPB a qual, como primeira atividade, realizou oito Capacitações técnicas, treinando 140 médicos veterinários da SEAPI responsáveis por uma cobertura de 255 municípios gaúchos, ou seja, 51% dos municípios no ano de 2017.

Os médicos veterinários foram treinados para auxiliar os produtores rurais na identificação de possíveis populações de carrapatos resistentes aos carrapaticidas, através da realização do teste Biocarrapaticidograma, assim como no uso correto e nas épocas certas de utilização desses carrapaticidas. Para 2018, estão previstos treinamentos técnicos para veterinários ligados a Emater e prefeituras.