!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisador do IPVDF participa de seminário realizado em São Paulo
RSS
A A A

Pesquisador do IPVDF participa de seminário realizado em São Paulo

Publicação:
Seminário tratou da Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC)
Seminário tratou da Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC) - Foto: DivulgaçãoDownload

O pesquisador Alexandre de Carvalho Braga, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), participou, recentemente, do 1º Seminário Sul-Americano dos Laboratórios Nacionais de diagnóstico de Influenza Aviária (IA) e Doença de Newcastle (DNC) O evento, realizado em Campinas, São Paulo, foi organizado pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro/SP/MAPA).

Conforme o pesquisador, responsável técnico pelo diagnóstico do Laboratório de Virologia do IPVDF, o seminário oportunizou a discussão de diversas técnicas relacionadas ao diagnóstico destas enfermidades. Durante o evento, o coordenador do Lanagro/SP, André de Oliveira Mendonça, falou da importância da rede nacional de laboratórios para agilizar o diagnóstico das enfermidades relacionadas ao Programa Nacional de Sanidade Aviária (PNSA). Dados do PNSA mostram as possíveis mudanças com relação aos programas de vigilância ativa e passiva relacionadas, principalmente, as enfermidades IA e DNC.

Braga salienta que o IPVDF faz parte da rede nacional e está credenciado pelo Ministério para o diagnóstico destas doenças. Mendonça solicitou ao instituto estender o seu escopo. Desta forma, explica o pesquisador, estaríamos na mesma situação dos demais laboratórios da rede.

O Lanagro/SP foi declarado pela OIE, laboratório de referência de IA e DNC para a América do Sul. O laboratório produz reagentes considerados padrões para as provas laboratoriais dos demais membros da rede nacional e dos laboratórios referência nos demais países. Além disso, foi apresentada a parceria entre o Lanagro/SP e o laboratório referência de Iowa, nos Estados Unidos. Ao término do encontro foi mostrada a situação da influenza suína no Brasil.


Jornalista Gislaine Freitas (RMTb 6637)
Divisão de Comunicação Social

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor