Pesquisador participa de seminário sobre zoonoses no Uruguai

O médico veterinário Julio César de Almeida Rosa, responsável técnico pelo Laboratório de Raiva, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), participou, recentemente, do Simpósio Iberoamericano de Zoonoses emergentes e re-emergentes. O seminário tratou de doenças como raiva, leishmaniose, hantavirose, leptospirose, além de enfermidades transmitidas por carrapatos.
O evento, realizado em Punta del Este, no Uruguai, foi organizado pela Sociedade de Medicina Veterinária do Uruguai, Ministério da Saúde Pública do Uruguai, Organização Panamerica da Saúde e Organização Mundial de Saúde Animal.
Segundo o pesquisador, o Laboratório de Raiva realiza mais de três mil exames por ano. “O laboratório é referência no Rio Grande do Sul para o diagnóstico da doença”, afirma ele. “Além disso, participa da Rede Nacional de laboratórios para o diagnóstico desta enfermidade”, finaliza. O IPVDF pertence à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro ) e fica localizado em Eldorado do Sul.
-
Jornalista Gislaine Freitas (RMTb 6637)
Divisão de Comunicação Social - Imprensa