!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Pesquisadores do IPVDF desenvolvem projeto de pesquisa na área de sanidade de camarões marinhos
A A A

Publicação:
As infecções virais têm se revelado como fatores limitantes para o desenvolvimento do setor produtivo de camarões - Foto: DivulgaçãoDownload

Os pesquisadores, Dr. Paulo Roehe e Dra. Lissandra Cavalli, da Fundação de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) Saúde Animal – Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) vem desenvolvendo um projeto de pesquisa em infecções virais em camarões marinhos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto também conta com a participação dos pesquisadores Prof. Dr. Fernando Spilki (Feevale), a Profª Dra. Ana Cláudia Franco (UFRGS) e o Prof. Dr. Luis Alberto Romano (FURG).

As infecções virais associadas à carcinicultura, têm se revelado como fatores limitantes para o desenvolvimento do setor produtivo de camarões. No Brasil, problemas recentes foram causados pelo vírus da síndrome da mancha branca (WSSV), vírus da infecção hipodermal e necrose hematopoiética (IHHNV) e vírus da mionecrose infecciosa (IMNV). Esses agentes causam doenças que geram prejuízos à produção e exportação de camarões.

O projeto propõe a implantação de métodos de identificação destes vírus utilizando métodos de amplificação de genomas virais em tempo real, além disso, contribui para o aperfeiçoamento e capacitação profissional, proporcionando treinamento altamente especializado a estudantes. O trabalho conta com a participação da bolsista de iniciação científica (CNPq) Raíssa Nunes dos Santos (UERGS), de mestrandos e doutorandos da UFRGS (Samuel Cibulski, Ana Paula Varela, Thais Fumaco Teixeira e Helton dos Santos) e do mestrando Roger da Luz (Feevale).

Este trabalho representa o início das atividades de pesquisa em sanidade de organismos aquáticos na Fepagro Saúde Animal - IPVDF. Este estudo deverá constituir-se em uma iniciativa ímpar que permitirá fornecer um suporte adicional à defesa sanitária no Rio Grande do Sul na área de aqüicultura, inserindo a Fepagro Saúde Animal nesta linha de pesquisa.

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor