!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Laboratório de Leptospirose intensifica serviços
RSS
A A A

Laboratório de Leptospirose intensifica serviços

Publicação:
Recepção de amostras de fetos e urina para a rotina de microscopia direta
Recepção de amostras de fetos e urina para a rotina de microscopia direta - Foto: Rogério RodriguesDownload

O laboratório de Leptospirose do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) intensifica suas atividades e a tentativa de isolamento para Leptospiras. Com a chegada do pesquisador Dr. Rogério Oliveira Rodrigues, o qual possui linha de pesquisa com zoonoses, a recepção de amostras de fetos e urina para a rotina de microscopia direta sob campo escuro está com novo vigor.

A leptospirose é provavelmente uma das zoonoses de maior preocupação em todo mundo. Apresenta vasta distribuição geográfica, tendo sido evidenciada em mais da metade dos países do mundo, particularmente nas Américas. Ocorre de forma endêmica na América Latina e no Caribe, com impacto na saúde pública e na economia agropecuária.

Saiba mais sobre o envio de amostra

O material deverá ser encaminhado ao IPVDF atentando para algumas orientações:

Urina - O envio de amostra de urina deve ser feito no prazo máximo de 2 a 4 horas após a coleta, sendo mantida em temperatura ambiente.

Fetos - Já para fetos, o envio da amostra deve ser feito em até 6 horas, sendo mantido em temperatura sob refrigeração (atentar para não congelar). Neste caso não é necessário enviar os restos placentários. Caso o feto seja de maior tamanho, coletar o abomaso sem expor ao meio externo, amarrando os orifícios omaso-abomaso e o piloro. Além de enviar soro sanguíneo que poderá ser remetido congelado para a realização do exame de soroaglutinação. Para material biológico do tipo soro sanguíneo, o ideal é a remessa de duas amostras de cada animal coletadas com um intervalo de7 a 10 dias, para a realização da sorologia pareada.

Lucas Oliveira (Estagiário de jornalismo)
Divisão de Comunicação Social
51 3288-8084

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor