Pesquisadora da Fepagro participa de prestigiada publicação internacional

A pesquisadora Dra. Kelly Cristina Tagliari de Brito, recém nomeada no Laboratório de Saúde das Aves do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), pertencente à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), que atua em pesquisas nas áreas de sanidade avícola, microbiologia e mutagênese, participou de recente publicação internacional sobre genotoxicidade na área do rio Taquari, interior do Estado. A bacia hidrográfica do sistema Taquari-Antas é importante fonte aquática da região nordeste do Estado para o abastecimento público/industrial, para a irrigação de lavouras, a dessedentação de animais, principalmente de rebanhos bovinos e criação de aves, servindo também para a navegação comercial, a recreação, a pesca comercial e a geração de energia elétrica.
O artigo foi publicado na revista Ecotoxicology and Environmental Safety (www.elsevier.com/locate/ecoenv, volume 75, 2012), com a participação de pesquisadores de diferentes instituições e de áreas multidisciplinares como Jocelita Aparecida Vaz Rocha (Biologia/FEPAM), Karen Alam Leal (Química/FEPAM), Maria Lucia Kolowski Rodrigues (Química/FEPAM), Jean Paolo Gomes Minella (UFSM), Silvia Tamie Matsumoto, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O estudo avaliou o potencial genotóxico de amostras de material particulado do solo e de água originadas principalmente após eventos de chuva, em uma área contaminada com substâncias mutagênico-carcinogênicas nas proximidades do rio Taquari, bem como amostras de água intersticial e de extrato orgânico do sedimento do rio. Através do ensaio de mutagenicidade (Salmonella/microssoma) juntamente com informações sobre os principais grupos de compostos químicos presentes no local, foram identificadas possíveis rotas de dispersão de poluentes tendo como fonte a lixiviação de solos contaminados.
A pesquisa foi desenvolvida na Divisão de Biologia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luíz Roessler (FEPAM), durante o período de Pós-Doc da Dra. Kelly Brito, sob a coordenação da Dra. Vera Maria Ferrão Vargas, responsável pelo Programa de Pesquisas Ambientais da instituição, sendo assunto de dissertação de mestrado de Thatiana Cappi da Costa (FEPAM/UFRGS).
Texto: Lucas Oliveira (estagiário de Jornalismo)
Divisão de Comunicação Social
(51) 3308 8084