!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Laboratórios > Laboratório de Parasitologia (LPA)
RSS
A A A

Laboratório de Parasitologia (LPA)

Pesquisador preparando testes com ovos de carrapatos
. - Foto: Solange BrumDownload

O Laboratório de Parasitologia está estruturado com base na linha de pesquisa de vários anos desenvolvida no IPVDF, conduzido atualmente pelos pesquisadores Dr. José Reck, Dra. Rovaina Doyle. O Laboratório de Parasitologia do IPVDF tem trabalhado para identificação, diagnóstico e caracterização de parasitos e doenças parasitárias que acometem os animais, com especial ênfase em vetores e doenças vetoriais.

A principal linha de trabalho do Laboratório há mais de 30 anos tem sido os carrapatos e doenças transmitidas por estes, focando em epidemiologia, prevenção, controle e resistência destes parasitos aos anti-parasitários. O complexo carrapatos/doenças vetoriais tem sido foco de trabalho, principalmente por representar um dos maiores problemas sanitários da pecuária gaúcha e brasileira, causando grandes prejuízos econômicos com diminuição da produção, mortes e grandes desafios no controle. Além disso, estes parasitos ainda podem causar sérios distúrbios para o ser humano.

Entre os principais agentes pesquisados destacam-se o carrapato bovino Rhipicephalus microplus e os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (TPB), Anaplasma marginaleBabesia bovis e B. bigemina. As pesquisas visam colaborar na compreensão da biologia, epidemiologia, fisiopatologia, prevenção, controle e mecanismo de resistência aos anti-parasitários.

Os trabalhos que vem sendo realizados englobam, desde pesquisa básica (relação parasito-hospedeiro, características moleculares, fisiopatologia, etc) até pesquisas de campo aplicadas (dinâmica de ocorrência, validação de tecnologias de controle, etc). A equipe do Laboratório de Parasitologia do IPVDF coordena o grupo de pesquisa do CNPq “Vetores e doenças vetoriais de importância veterinária no Sul do Brasil”. O Laboratório de Parasitologia realiza trabalhos em parceria com diversas universidades, outros centros de pesquisa, produtores rurais e, eventualmente, empresas privadas.

Linha de Pesquisa em Doenças Parasitárias

Equipe

Pesquisadores:

Bruno DallAgnol
José Reck
Guilherme Klafke
Rovaina Laureano Doyle

Nenhum item de lista disponível.
Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor