Fepagro realizará pesquisas em sanidade avícola em parceria com UFRGS

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade da Fepagro em Eldorado do Sul, e o Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária (CDPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolverão estudos em parceria sobre as salmoneloses e as pasteuroloses aviárias, duas importantes doenças bacterianas que acometem a indústria avícola. O objetivo é inferir o grau de patogenicidade (capacidade de provocar doenças) das bactérias, utilizando redes neurais artificiais.
A informação é essencial para o diagnóstico, prevenção e controle da salmonelose e pasteurelose. "Esta parceria reforça o Rio Grande do Sul como um dos principais pólos nas áreas de pesquisa e diagnóstico em sanidade avícola do Brasil", afirma o pesquisador Benito Guimarães de Brito, do IPVDF. Os trabalhos utilizarão um software de redes neurais artificiais para avaliar a patogenicidade dos agentes infecciosos.
A salmonelose aviária é causada por bactérias do gênero Salmonella, nocivas tanto para humanos como para animais. A pasteurolose ou cólera é provocada pela Pasteurella e provoca alta mortalidade nas aves. Ambas as doenças são responsáveis por grandes prejuízos à avicultura nacional, somando a isso a grande importância que a Salmonella tem para a saúde pública.
A parceria inclui pesquisas a serem desenvolvidas com a participação de alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS. Devem ser geradas inicialmente duas dissertações de mestrado, que serão desenvolvidas parcialmente no IPVDF com a co-orientação dos pesquisadores da instituição.
O convênio foi discutido em reunião entre os professores Carlos Tadeu Pippi Salle e Hamilton Luiz de Souza Moraes, do CDPA/UFRGS, e os pesquisadores Benito Guimarães de Brito, Kelly Cristina Tagliari de Brito e Lucas Brunelli de Moraes, do IPVDF.
Clarice Gontarski Speranza (MTb 7085)
Divisão de Comunicação Social da Fepagro