Pesquisadores palestram em treinamento de febre aftosa

Os veterinários Alexandre Braga e Laura Almeida, do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), participaram no dia 11 de abril do treinamento teórico em emergência sanitária animal – Febre Aftosa - realizado em Tapes. O treinamento faz parte do programa de aprimoramento técnico dos médicos veterinários dos Serviços Oficiais de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Laura Lopes de Almeida falou sobre aspectos imunológicos de Febre Aftosa, revisando a replicação viral, a imunidade do hospedeiro e a epidemiologia molecular do vírus. Alexandre Braga discorreu sobre coleta e envio de material para ensaios laboratoriais complementares ao diagnóstico das principais doenças infecciosas.
Na oportunidade foram abordados temas de anamnese, diagnóstico clínico, boas práticas de colheita e cuidados na remessa de material. Também foram apresentados os testes de Elisa com proteína não-estrutural para diferenciação de animal vacinado e de infectado pelo vírus de febre aftosa e a influência da qualidade da vacina nas monitorias sorológicas.
A participação do corpo técnico do IPVDF visa contribuir de forma significativa para o entendimento da doença, a qualidade no diagnóstico e, especialmente, para o fortalecimento do sistema oficial de defesa sanitária animal no Rio Grande do Sul. O IPVDF, ou Fepagro Saúde Animal, é a unidade da Fepagro em Eldorado do Sul.