Pesquisadores discutem micoses em animais

As principais infecções fúngicas que atingem animais domésticos e silvestres, envolvendo diversos agentes com alto potencial zoonótico, foram o assunto da palestra da farmacêutica Edna Cavallini Sanchez, da Secretaria da Saúde do Estado do Mato Grosso e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O tema foi abordado nesta quinta-feira (17) durante ciclo de palestras no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), unidade de pesquisa da Fepagro localizada em Eldorado do Sul.
A pesquisadora apresentou diversos resultados evidenciando o risco envolvido na alteração de habitats naturais e de tráfego de animais silvestres para introdução de espécies de fungos. Outro assunto tratado foi o papel de algumas espécies, como morcegos e pombos, na disseminação de fungos, entre eles Pneumocystis spp. e Histoplasma spp. Edna trabalha na detecção destes micro-organismos em morcegos no Rio Grande do Sul e desenvolve um projeto de pós-doutorado na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), numa parceria com o IPVDF e o Instituto Sauver.
Na próxima quinta-feira (24), às 14h, o assunto do ciclo de palestras será Rastreamento de contaminação fecal da água através da detecção de vírus entéricos, com o professor Fernando Spilki, da Universidade Feevale. O evento é aberto ao público. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3481-3711.
Gislaine Freitas (RMTb 6637)
Divisão de Comunicação Social