!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Institucional > Notícias > Palestra no IPVDF aborda bioinformática
RSS
A A A

Palestra no IPVDF aborda bioinformática

Publicação:
Pesquisador falou dos avanços na área da bioinformática
Pesquisador falou dos avanços na área da bioinformática - Foto: IpvdfDownload

A bioinformática como ferramenta na análise de genomas foi o tema de palestra realizada no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). O pesquisador Samuel Alvarenga, da Fepagro sede, em Porto Alegre, traçou um histórico dos avanços na área de genômica (conjunto de todas as informações genéticas dos organismos) nos últimos anos e deu diversos exemplos de projetos bem sucedidos na área.

Tema emergente nas áreas de ciências veterinárias, agrárias, biológicas e da saúde, a bioinformática é uma ferramenta para facilitar a análise de dados. No campo da genômica, pode ser utilizada para obter e identificar genes de interesse agronômicos e da pecuária. Estudos nessa área permitem, por exemplo, caracterizar genes responsáveis por doenças em animais ou plantas ou distinguir aqueles mais adaptados à escassez de água.

Biólogo, Alvarenga tem mestrado e doutorado em genética pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e trabalha desde a graduação no Projeto Genoma Café. "Atualmente, não é possível realizar pesquisas genômicas sem a utilização da bioinformática", observou. A intenção do pesquisador é promover a integração da bioinformática com as pesquisas já realizadas na Fepagro.

A palestra ocorreu no último dia 10, dentro do ciclo promovido pelo IPVDF todas as quinta-feiras. A programação é aberta ao público e direcionada para tópicos de interesse para as áreas de pesquisa no IPVDF. Referência em saúde animal, o IPVDF é a unidade da Fepagro em Eldorado do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3481-3711.

 

Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor